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Dia das Crianças: entre o tecnológico e o lúdico

Dia das Crianças: entre o tecnológico e o lúdico

O equilíbrio entre tecnologia e brincadeiras é essencial (Foto: Reprodução/PixaBay)

Publicado em Comportamento crianças infantil internet Kids 12/10/2019 às 11:00

Quando se fala nas crianças da atualidade, o mais comum de ouvir das gerações mais velhas foi que essas nasceram “grudadas no celular”. O fato é: o mundo já não está mais criando Millenials (nascidos entre os anos 80 e 90) e a Geração Z (dos anos 90 até 2009) já está deixando de ser criança de fato. Nascidos a partir de 2010, a Geração Alpha já é marcada pelo protagonismo da tecnologia em suas vidas. No entanto, essa característica não pode ser interpretada como algo maléfico. A prova disso são inúmeros canais no Youtube e jogos educativos que tem feito parte do cotidiano dos pequenos. 

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 O contato de crianças com ferramentas tecnológicas, como smartphones e tablets tem mudado a forma como se realiza o processo de aprendizado e até mesmo o desenvolvimento infantojuvenil. Prova disso é um estudo da Kantar IBOPE Media divulgou que, ao longo dos últimos 10 anos, a compra de brinquedos e jogos educativos cresceu 37% entre o público.

Enquanto isso, 41% dos pais entrevistados também reconhecem que os filhos influenciam nas compras de casa.  A presença desses elementos tem aumentado o poder de decisão das crianças que influencia desde a educação até os padrões de consumo. 

Lúdico

Para os pais, conciliar o uso excessivo de ferramentas tecnológicas parece ser um trabalho difícil, quase impossível. Porém, é através da criatividade e até mesmo um resgate a “antigamente” que é possível chegar a um equilíbrio. A mestre em saúde da comunicação humana e fonoaudióloga Camila Queiroga dá dicas de como envolver o lúdico e o moderno.

“Não podemos excluir totalmente o uso da tecnologia, porque essas crianças já nasceram em um mundo globalizado, mas os pais precisam entender qual o equilíbrio no sentido de como é mais saudável para os filhos”, explica. A especialista ainda aconselha um trabalho em conjunto entre pais e filhos, adaptando brincadeiras antigas com o cotidiano mais moderno das crianças. “Pensando em diminuir o uso desses equipamentos na rotina da criança, é possível fazer direcionamento para o resgate de brincadeiras antigas”, completa.

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Recomendações

Não apenas o tempo, mas a forma com que as crianças interagem com os eletrônicos deve ser orientada pelos pais. Em outubro do ano passado, a Academia Americana de Pediatria divulgou oficialmente recomendações sobre o limite da exposição dos pequenos a qualquer tipo de mídia, seja televisão, internet, smartphones ou videogames.

A orientação é que, a partir dos 18 meses de idade as crianças comecem a ter contato com esses aparelhos por no máximo 1h. Com o passar do tempo e da idade, o tempo de uso deve ir aumentando progressivamente mas ainda com o controle dos pais, como explica a psicopedagoga Angélica Portela.

“Na primeira infância a vivência com a tecnologia deve existir sempre na tentativa de ensinar algo e nunca substituir as experiências reais e concretas que a criança precisa vivenciar. Desta forma é que o conhecimento se fixa”, expõe. A psicopedagoga pontua a importância dos estímulos de um ambiente externo para a formação da personalidade e o aperfeiçoamento da linguagem da criança. “O tempo maior que a criança passa em frente à tela dificulta o desenvolvimento da empatia e do autocontrole e a capacidade de lidar com relacionamentos”, alerta.

Para os pais e mães, a tecnologia também pode ser uma aliada para a reflexão sobre o uso dela. Afinal, está cada vez mais comum encontrar pais que compartilham não apenas a vida pessoal através das redes sociais, mas também conectam experiências e dicas para o desenvolvimento de uma criança saudável. A educadora parental Meiri Silva é um desses exemplos, que relata seu cotidiano com Joaquim e aborda sobre temas relacionados à infância.

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Na era da tecnologia , investir em uma infância mais conectada á natureza e menos desconectada dos eletrônicos não é tarefa fácil . DesCONECTAR e investir em uma criação mais sensível á natureza , sustentabilidade , meio ambiente é também uma forma de ensinar as crianças e desenvolver grandes habilidades de vida . . Brincar ao ar livre , dedicar um tempo possível e manter uma rotina”mais verde” , favorece o aprendizado , pois em contato com a natureza , a criança se abre para novos conhecimentos . . O sol, o vento ,as árvores, as pedrinhas , a areia por si só já são fontes de energia e somados a estímulos simples que podem ser guiados durante um passeio pelo parque , de forma criativa ,são ferramentas para desenvolver competências importantes até mesmo para a aprendizagem escolar . . . Muitas vezes procuramos por estímulos e recursos “sofisticados “ e esquecemos que a aprendizagem pode estar também no que há de mais simples, basta investir tempo de qualidade e principalmente desCONECTAR! . . Percebo que o Joaquim conecta e se concentra muito mais nas brincadeiras ao ar livre , é no contato com a natureza que ele realmente sente desejo por aprender. Inclusive nesses momentos eu aproveito para potencializar a aprendizagem de noções numéricas , cores, animais , elementos da terra , os nossos sentidos ( questões sensoriais ) e muito mais ! . E por aí , a criançada também adora brincar ao ar livre ? . . . #educação #natureza #educacaoinfantil #educarfilhos

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Benefícios

A facilidade com que as crianças tem acesso e o desenvolvimento do hábito com plataformas digitais é amplamente discutida entre especialistas, e geralmente recai sobre o senso comum de “estragar a infância”. Porém, é necessário repensar o ideal de infância que está sendo construído sobre esses pequenos.

Entre os benefícios, uma nova forma de aprendizado através das plataformas digitais como Youtube; ferramentas acessíveis para crianças com algum tipo de deficiência e o estímulo à comunicação e à pesquisa, gerando assim mais autonomia.

De maneira geral, existem muitos pontos positivos na internet para o desenvolvimento infantil. Músicas, vídeos e jogos educativos em conjunto a atividades e experiências ao ar livre ajudam a compor um equilíbrio para um desenvolvimento saudável, que une o moderno e o ‘clássico’.

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O BRINCAR E A REALIDADE . . Sempre digo que : “todo mau comportamento esconde uma necessidade emocional não atendida “. Mas afinal , como identificar essa necessidade ? Eu mesma , muitas vezes ( até já falei aqui ) não consigo identificar com facilidade, mas eu tenho aprendido a cada dia mais – através da #disciplinapositiva e da psicologia que é no “brincar” que as crianças se expressam. D. W.Winnicott – Pediatra e Psicanalista Inglês -1975 em “ O Brincar e a realidade “ fala sobre o simbolismo, e traz que “ a criança traz para dentro da área da brincadeira objetos ou fenômenos oriundos da realidade externa , usando-os a serviço de alguma amostra derivada da realidade interna ou pessoal “ . Ou seja , é no brincar que a criança “põe para fora “uma amostra cheia de elementos internos , sobre sua percepção da realidade externa . Parece confuso , mas é um fragmento importante de evidências científicas para explicar a importância do brincar para o bom desenvolvimento emocional das crianças. . Joaquim está na fase do desfralde , e no meio deste processo -muitas vezes desafiador – eu uso fantoches e os animais para explicar a ele a importância e o funcionamento do processo. Ele por sua vez , dá início a “temática “ quando se expressa na brincadeira , simbolizando através dos dinossauros de brinquedo a hora do xixi e do cocô. Crianças nessa idade ( 3 anos ) já conseguem simbolizar de forma clara , suas dificuldades emocionais através do brincar . Os medos por exemplo, – muito comuns também nessa fase – se expressam facilmente nas brincadeiras que se tornam ótimas oportunidades para ensiná-los a validar as suas próprias emoções . . Mas o que eu quero dizer com isso , é que o brincar – de qualidade -pode ser uma ferramenta importante para que você conecte-se com a realidade interna e emocional do seu filho ou aluno , sendo assim um momento de conexão capaz de te fazer perceber quais são as necessidades escondidas por trás daqueles comportamentos inexplicáveis do dia a dia . . . . Pense nisso, e agora me diga se faz sentido pra você ?! . Se sim , salva e Encaminha para uma mãe/profe que precisa ler isso !🤗🤩

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