Sete marcas e designers de moda pernambucanos vão desfilar no Moda'n'Play

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 03/10/2019 às 19:24
Fachada do Centro Cultural Cais do Sertão, que sediará a maioria dos desfiles do Moda'n'Play - Foto: Bobby Fabisak /JC Imagem
Fachada do Centro Cultural Cais do Sertão, que sediará a maioria dos desfiles do Moda'n'Play - Foto: Bobby Fabisak /JC Imagem

Dentro da programação do REC'n'Play 2019 estreia, nesta sexta (4), a plataforma Moda'n'Play, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O line-up conta com nomes experientes, como Melk Z-da e Cássio Bomfim (Acre), e também com novos criadores da moda autoral pernambucana. A maioria dos desfiles ocorrerá no Centro Cultural Cais do Sertão, Recife Antigo, exceto o de Melk, no Parque das Esculturas. Todos com acesso livre e gratuito.

Cléber Lima

Cléber Lima é também consultor criativo - Foto: Divulgação

Nascido em Surubim e residindo em Toritama, Cléber Lima vai mostrar a coleção "Neogênesis". Lembre-se que neo significa novo e gênesis, criação. Ele propõe, então, uma nova forma de se criar - ao invés de a ideia surgir e se encerrar no próprio designer ou estilista, este profissional compartilha com outras pessoas e, a partir de escolhas e diferentes visões, monta a coleção.

Destaque para as estampas digitais, criadas nessa troca dele, e em "trechos" das peças, como golas e bolsas, impressos em 3D. "A pessoa pode comprar o produto e executá-lo num laboratório, um fab lab, para romper a barreira de comprar uma ideia pré-concebida e fechada", diz o designer de 29 anos.

Desfile às 11h, no corredor do 2º andar do Cais do Sertão

Sianinha

Ana Paula Petribú e Sylvia Távora estão à frente da marca - Foto: Divulgação

As empresárias Ana Paula Petribú e Sylvia Távora, que já comandam a loja Sianinha, lançam no evento marca própria, a Sia Atelier, que chega versátil - uma moda casual, com pegada de balneário e algumas peças mais elaboradas, que levam assinatura do estilista potiguar Jardel Liter. "A ideia é sempre convidar estilistas diferentes para assinar as coleções", diz Sylvia.

Fibras naturais, como algodão, babados e drapeados, fendas e recortes, tons neutros e pastel, estão nas araras da marca que vem chegando.

Desfile ao meio-dia, no vão do Cais do Sertão

Marc Andrade

Marc Andrade cria desde os 13 anos - Foto: Divulgação

A coleção que Marc Andrade apresenta não tem título. É a coleção dele. "São peças que conversam com o que eu quero passar com a minha marca, e que é a minha identidade - são roupas que eu usaria e que eu gostaria que as pessoas usassem. Uma pessoa mais livre, desimpedida, que 'tá' a fim de viver, se sentir bem; vestir a roupa que quer e arrasar." Logo, as roupas do estilista e figurinista não têm gênero - "São apenas roupas, ou looks. Nem masculino nem feminino."

Com apenas 23 anos, natural de Taquaritinga do Norte, Agreste do Estado, mas há três anos no Recife, Marc Andrade já vestiu Letrux, no show que a cantora fez no MecaBrennand, em 2018.

Desfile às 13h, no corredor do 2º andar do Cais do Sertão

Melk Z-da

Melk Z-da na fila final de seu desfile no DFB 2019, com a coleção "Casa de chá" - Foto: Roberta Braga e Chico Gomes / Divulgação

Nome de peso (e com mérito) da moda autoral pernambucana, Melk Z-da há muito não fazia desfile no Recife. De volta nesta sexta-feira (4), ele reedita a coleção "Casa de Chá" - apresentada em maio, no Dragão Festival Brasil, em Fortaleza -, num trabalho junto a Amós Fonseca. A coleção marca um reposicionamento do ateliê de Melk - que vinha focado na moda a serviço, sobretudo, de noivas e madrinhas, e agora põe seus bordados e toda a sua criação artesanal numa proposta mais fresh e contemporânea.

"A gente acrescentou alguns looks, como a alfaiataria desconstruída - uns blasers maiores, grandes como 'tá' se usando agora - e um vestido que finalizei para esse desfile, inspirado em bule mesmo. Acrescentamos também uns chapéus, que são bem diferentes", adianta Melk, que também assina os acessórios.

Desfile às 14h, no Parque das Esculturas de Fancisco Brennand

LEIA MAIS: Quem não adoraria a "Casa de Chá" de Melk Z-da? Conheça

Leopoldo Nóbrega

Leopoldo Nóbrega - Foto: Divulgação

O artista visual, estilista e cenógrafo, que assinou o Galo da Madrugada deste ano e também o figurino dos dançarinos que se apresentaram no Marco Zero, fará uma retrospectiva do seu trabalho, com peças de todas as coleções que já lançou, desde "Do Pó ao Pó", de 1995. O jeans reina, em 60%, 70%, dos 25 looks. "A maioria da coleção traz o jeans como linguagem, que é o que chamo de Denim Arte, esse campo experimental como proposta de investigação conceitual da moda como identidade e busca por caminhos sustentáveis, como reaproveitamento, e novas tecnologias", conta Leopoldo Nóbrega, que, se você lambra, levou o jeans para o Galo.

Leopoldo antecipa, ainda, que há peças "influenciadas" pela literatura de cordel, no preto e branco da xilogravura, e no traço que a linha vai fazendo, como se fosse o talhado. E há descoloração, técnica de baixo impacto ambiental por qual já foi premiado.

Desfile às 15h, no vão do Cais do Sertão

Rush

Modelo veste estampa criada em parceria com Lia de Itamaracá - Foto: Louise Vas / Divulgação

"De mãos dadas com o sol" é o nome da coleção que a Rush Praia lança no Moda'n'Play. Remete à temporada do astro-rei e à ciranda de Lia de Itamaracá, homenageada deste verão-Rush, com quem a marca desenvolveu duas estampas (Ciranda de Todos e Eu Sou Lia). A propósito: a própria estará no desfile cantando acompanhada pelo DJ Dolores - que, junto com Ana Garcia, produz o novo álbum dela, a ser lançado neste mês.

A grife pernambucana - comandada pelo trio Catherine, Louise e Shirley Vas - segue sua proposta de desengessar os padrões de beleza, ao promover modelagens para biotipos diversos, como somos. No campo das tendências, mangas bufantes ganharam versão praieira à base de tule, que seca rápido após o banho de mar. "Peças lisas, asa-delta, suquini e tops no estilo 'camisetinha' também estarão forte", adianta Louise. Há novidade no tecido, o fio Amni Eco Soul, da Rhodia, que se decompõe em quatro anos, enquanto a Lycra leva 40 anos.

Desfile às 16h, no píer do Cais do Sertão

Acre

Cássio Bomfim - Foto: Divulgação

Morando em Salvador, Cássio Bomfim, da Acre, voltou a Pernambuco, mais precisamente a Caruaru, onde montou a coleção que vai apresentar nesta sexta (4). Chamada "Árido Surf", ele trata da produção de moda surf were em pleno Agreste pernambucano, no seu pedaço mais árido, que convive com dificuldade de abastecimento de água. A região do Semiárido e a prancha do surfista são alguns dos temas da criação de Cássio para esse projeto.

O casting de modelos será todo negro ("[os corpos negros seriam] os corpos pós-apocalípticos, pela hipótese de que são corpos resistentes às adversidades"). Haverá algumas exceções: modelos-pessoas-reais que se inscreveram, por rede social, para participar do desfile. Além da passarela propriamente, que é o desfile da roupa, Cássio Bomfim promete um jogo performático. "Vai ter surpresa!"

Desfile às 17h, no vão do Cais do Sertão

Exposição e talk show com Caio Braz

Ainda na programação do Moda'n'Play, durante todo o dia ficarão expostas imagens de 17 fotógrafos do Estado mais uma mostra com 18 obras de arte de criadores pernambucanos, no Cais do Sertão. Ao final, às 18h, Caio Braz participará de um talk show.

Últimas notícias