Viola Davis vai produzir peça do pernambucano Nelson Rodrigues

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 09/08/2019 às 12:05
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A premiada atriz americana Viola Davis vai produzir adaptações da peça O Beijo no Asfalto (1960),  Nelson Rodrigues, para a Broadway e também para cinema ou TV. A parceria foi firmada entre o espólio do escritor pernambucano, a empresa JuVee Productions (de Viola Davis e Julius Tennon) e a Wise Entertainment, cofundada pelo neto do dramaturgo, Mauricio Mota. As informações são do portal americano Deadline.

Uma das peças mais conhecidas de Rodrigues, "O Beijo no Asfalto" narra a trajetória de Arandir, um jovem que vai tentar ajudar um moribundo numa praça no Rio. Ao perceber que está prestes a morrer, o estranho pede um beijo, Arandir concede e o ato de compaixão faz deslanchar uma polêmica midiática fora de controle.

As produtoras planejam temporadas da peça na Broadway e em Los Angeles e já buscam de escritores e diretores para a adaptação para as telas. "O Beijo no Asfalto fala da brutalidade da polícia no Brasil", disse ao site a presidente do espólio, e filha do autor, Sonia Rodrigues. "É sobre desrespeito contra as mulheres - especificamente a tortura contra as mulheres pobres e negras pela polícia. A peça abordou 'fake news' muito antes da invenção do termo. E também aborda a homofobia pelo retrato do amor de um homem pelo outro, mesmo que os personagens na trama não tenham a mínima ideia do que essa palavra significa."

"Nós temos objetivos similares e nossas vozes coletivas ressoam no zeitgeist e ao redor do mundo conforme elas se relacionam com as narrativas das pessoas de cor", disse o co-presidente da JuVee, Julius Tennon. "Eu dividi isso com Viola, e ela está tão animada quanto eu. Então, nós, coletivamente, estamos nos movendo e trabalhando pelo melhor de Nelson Rodrigues."

Últimas notícias