Lady Gaga é acusada de plagiar música que deu origem a “Shallow”

Lady Gaga é acusada de plagiar música que deu origem a “Shallow”

Bradley Cooper fala sobre preparação para apresentação no Oscar ao lado de Lady Gaga. Foto: Divulgação/Warner Bros.

Publicado em Notas 9/08/2019 às 11:08

Lady Gaga está sendo acusada de plagiar música que teria dado origem a “Shallow”, canção do filme “Nasce uma Estrela” e que rendeu um Oscar à cantora. A ação multimilionária está sendo movida por um compositor que alega que a melodia foi copiada de uma música que ele lançou em 2012.

A alegação do compositor Steve Ronsen é que a progressão de notas da melodia “Shallow” é baseada em sua música “Almost”. As três notas segundo o músico – G, A, B – correspondem ao hook de “Shallow”. Ronsen e seu advogado, Mark D. Shirian, estão pedindo milhões de dólares em um acordo, e ameaçam ir a público com suas alegações. Para tentar resolver o problema, Gaga repassou o caso ao seu advogado Orin Snyder, que diz que a estrela não recuará. “Sr. Ronsen e seu advogado estão tentando ganhar dinheiro fácil com a ajuda de uma artista de sucesso. É vergonhoso e errado. Eu aplaudo Lady Gaga por ter a coragem e integridade para se levantar em nome de artistas de sucesso”. O jurista acrescentou: “Se o Sr. Shirian prosseguir com este caso, Lady Gaga lutará vigorosamente e vencerá”.

Enquanto Ronsen afirma que ele originalmente escreveu a progressão de três notas que aparece em “Shallow”, a equipe legal de Gaga aponta que – a música não soa como “Shallow” já que a progressão é comum e pode ser ouvida em peças musicais que remontam a séculos. A mesma sequência de notas também pode ser ouvida na faixa “Dust In The Wind”, do Kansas, lançada em 1978.

Ronsen Shirian, o compositor de “Almost” é um prolífico músico em atividade que teve um álbum solo lançado em 2012, e agora é o vocalista, compositor e guitarrista de uma banda de Nashville em turnê. O advogado de Ronsen Shirian forneceu a seguinte declaração ao site Page Six: “Em um esforço para resolver amigavelmente este assunto meses atrás, meu escritório forneceu à equipe jurídica de Lady Gaga, a pedido deles, um relatório oficial de um renomado e respeitado musicólogo e professor que determinou que existem significantes semelhanças em tempo, melodia, ritmo e harmonia. entre os dois ‘hooks’ das músicas em questão. A equipe de Lady Gaga ainda não forneceu à minha empresa um relatório de musicólogo oposto, o qual solicitamos várias vezes. ”

 

Compartilhe
Publicado por
Anneliese Pires

Comentários
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com