Cine PE: Drica Moraes e Renato Góes criticaram Governo Federal

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 04/08/2019 às 13:27
Drica Moraes quando foi receber o troféu Calunga de Ouro - Foto: Felipe Souto Maior / Divulgação
Drica Moraes quando foi receber o troféu Calunga de Ouro - Foto: Felipe Souto Maior / Divulgação

Com informações da assessoria do Cine PE

Diante dos ataques à Ancine feitos recentemente por Bolsonaro, todos os artistas e realizadores que tiveram acesso ao microfone, na noite de sábado (3) do Cine PE, criticaram o presidente da República e seu desejo de extinguir a Agência Nacional de Cinema. Drica Moraes, que foi homenageada com o troféu Calunga de Ouro, maior honraria do festival, encerrou seu discurso de agradecimento com um brado à resistência. "Pra finalizar, não dá pra gente não falar do Brasil, porque a gente sabe que vivemos tempos horrorosos. O governo trabalha incessantemente no incentivo de descredibilizar e demonizar qualquer atividade ligada à cultura e à arte, de modo geral, mas nós também podemos dizer que iremos continuar a fazer os nossos filmes", disse a atriz, amplamente aplaudida pelo público, que lotou o Cinema São Luiz.

Renato Góes, presente no Cine PE para o lançamento do filme "O Corpo é Nosso!", de Theresa Jessouroun, também tratou de levantar os ânimos atacados pelo cenário político atual. "Eu quero agradecer ao festival, porque qualquer iniciativa de cultura, hoje, é resistência. Eu espero que a gente não desista, que a gente não perca a força e a vontade. Não vamos confundir educação, religião e cultura com política." Foi ovacionado.

Guilherme Folly, diretor do documentário em curta-metragem "Pogrom", que encerrou a grade de exibição da noite, igualmente arrancou aplausos do público: "Meu filme tenta analisar os últimos acontecimentos do País, principalmente os de 2018, as eleições presidenciais, para tentar entender o que faz a sociedade civil brasileira e seus políticos reverberarem discursos autoritários, fascistas e tão desumanos".

O festival

O Cine PE encerra a sua 23ª edição neste domingo (4), com o anúncio dos vencedores em todas as categorias concorrentes das mostras competitivas de curtas-metragens pernambucanos e nacionais, além de longas-metragens. A cerimônia de premiação começa às 19h30, no Cinema São Luiz, e as entradas são gratuitas.

Últimas notícias