Padre Fábio de Melo fala sobre síndrome do pânico

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 25/07/2019 às 9:00
Padre Fábio de Melo e Fátima Bernardes (Imagem: Reprodução / Instagram)
Padre Fábio de Melo e Fátima Bernardes (Imagem: Reprodução / Instagram)

Fábio de Melo foi um dos convidados da edição dessa quarta-feira (24) do Encontro com Fátima Bernardes. Na atração, debateram-se diversos temas ligados à amizade. O padre, falou sobre o período no qual enfrentou a síndrome do pânico e a importância da ajuda recebida de um amigo.

LEIA TAMBÉM > Leo Dias pede afastamento do SBT, afirma revista

"Quando eu passei a pior fase da minha vida, há dois anos, o melhor amigo que eu tive foi o Toninho. Um amigo que eu já conhecia há muito tempo, que já tinha uma importância na minha vida, mas não aquela importância toda que ele assumiu na crise que eu tive de síndrome do pânico", revelou o padre Fábio de Melo.

O religioso contou, então, que seu amigo se comportou como uma fonte de apoio emocional: "Ele era a pessoa com quem eu tinha vontade de falar de madrugada. Então, de repente, alguém que você tinha um carinho, uma importância, mas é elevado de uma forma que você não sabe porque. Eu sempre digo isso para ele, que ele foi o meu terapeuta naquele momento".

Atualmente, após a crise, o padre Fábio de Melo desabafa: "Continuamos amigos, não com aquele intensidade que eu gostaria de ter. Mas o Toninho foi muito presente na minha vida todos os dias daquele mês".

O que é síndrome do pânico? Saiba mais sobre doença que atingiu o padre Fábio de Melo

Trata-se de uma doença caracterizada por uma crise de ansiedade aguda, que surge repentinamente de forma não muito clara. Ela traz a sensação de medo, desespero e sintomas físicos, como palpitações, dores no peito e asfixia. Ela atinge seu ápice em 10 minutos e deixa, muitas vezes, a sensação de que a morte ou a perda do controle está próxima.

Dados sobre a doença ainda não abrangem todos os países. Mas, de acordo com o site Psychology Today, estima-se que a síndrome do pânico atinga, mensalmente, pelo menos um milhão de estadunidenses.

Últimas notícias