A Pitú, representada pelo seu presidente, Alexandre Férrer, e a Vitarella, encabeçada pela analista de marketing, Mariana Chiappetta, dominaram os principais prêmios da 22º edição do JC Recall de Marcas, que aconteceu nesta quinta-feira, 25, no Arcádia Apipucos, localizado na Região Norte do Recife.
O estudo, que foi encomendado pelo Jornal do Commercio ao Instituto Harrop de Pesquisa de Mercado, entrevistou cerca de 500 pessoas, acima dos 16 anos, nos municípios de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, entre abril e maio, e mostra quais são as empresas mais lembradas pelos pernambucanos em 2019.
A cachaçaria vitoriense, que já ganhou o 1º lugar geral em anos anteriores, foi a mais recordada entre os primeiros lugares, além de obter o maior percentual de lembrança entre o público. Por sua vez, a Vitarella abocanhou duas medalhas: Prata e Bronze. A companhia de massas e biscoitos foi a mais citada, respectivamente, pelo seu Macarrão (2º lugar) e pela sua Cream Cracker (3º lugar).
Anunciantes e agências de publicidade conheceram os premiados em 60 categorias, três delas especiais: Top Recall (marca mais lembrada em menção espontânea), vencida pela Coca-Cola; Recall Desempenho (marcas que mais cresceram em relação ao ano passado), prêmio dividido entre os biscoitos Treloso e o feijão Turquesa; e Recall Verde (marca em que o público associa à sustentabilidade e preservação ambiental), que, pelo décimo ano, foi entregue ao conglomerado de cosméticos Natura.
Galeria
Confira todos os ganhadores do 22º JC Recall de Marcas:
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.