Viajamos no voo inaugural Recife-Santiago

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 12/07/2019 às 20:21
Aeronave em cruzeiro - Foto: Gol / Divulgação
Aeronave em cruzeiro - Foto: Gol / Divulgação

SANTIAGO - A capital chilena, destino já visitado ou cobiçado por muitos pernambucanos, está mais acessível desde que o voo direto da Gol Recife-Santiago foi inaugurado, no último sábado (6). É o único partindo do Nordeste com direção a Santiago. A companhia aérea opera uma frequência semanal a partir de cada destino, ambas no sábado. Do Aeroporto do Recife, o voo decola às 20h50; e do Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, às 14h35. A viagem dura, me média, 6h30.

No voo inaugural, devido à previsão de nevoeiro sobre a Cordilheira dos Andes, por onde se sobrevoa para chegar a Santiago, por uma questão de segurança, a Gol fez parada no Aeroporto de Brasília, para inteirar o combustível, para que houvesse de sobra, caso fosse necessário sobrevoar a capital chilena e seus arredores numa situação de aguardar pouso. A parada, no entanto, não representou contratempo algum: não houve desembarque e o pouso em Santiago foi realizado na mesma madrugada.

Por dentro do avião

A rota Recife-Santiago é feita por um Boeing 737-800 Next Generation, que tem capacidade para até 176 passageiros, sendo duas fileiras com três assentos, como nas aeronaves utilizadas nos voos domésticos. A classe superior, chamada Premium Economy, é separada da econômica por uma cortina. Entre as vantagens, o assento do meio fica bloqueado e o bagageiro dessa ala e também o banheiro da frente ficam reservados para uso exclusivo.

Interior do Boeing 737-800 Next Generation - Foto: Romero Rafael, Social1

Serviço de bordo e entretenimento

Durante o voo foi servido jantar, logo depois da decolagem, com prato quente (uma das opções era frango ao molho de mostarda com arroz e legumes) mais pão, manteiga e sobremesa. Entre as bebidas, água, sucos, refrigerantes e café. No caso da classe Premium Economy, serve-se também espumante. Já próximo à chegada em Santiago, sanduíche de queijo ou de presunto e queijo.

O pacote de entretenimento é o mesmo que a companhia oferece nos voos domésticos - acesso a Wi-Fi e, gratuitamente, a disponibilidade de filmes e séries pelo aplicativo Gogo Entertainment, que precisa ser baixado pelo passageiro antes da decolagem. Além da revista Gol, que - vale o elogio - é ótima.

Pode embarcar com vinhos?

Na volta, certamente, essa pergunta terá relevância na sua viagem. Procuramos saber com a companhia aérea e a resposta é 'sim, dá pra trazer vinhos na mão'. Até quatro garrafas (mesmo se o voo não for direto!). Enquanto que, na mala, podem ser até 16 garrafas, observado o limite de peso e os cuidados para que elas não quebrem.

Dica

Na volta, que é ao dia, dê preferência a um assento na janela... A vista da Cordilheira dos Andes, lá de cima, coroa a viagem.

LEIA TAMBÉM: Embarcamos nos voos inaugurais para Roma e Milão da Cabo Verde Airlines

Últimas notícias