No mês de junho, comemora-se o Dia do Mídia – profissional responsável por direcionar as campanhas publicitárias para os veículos de comunicação. Para celebrar a data, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação promoveu uma festa, na última quinta-feira (28), reunindo os profissionais do mercado publicitário.
A noite foi marcada pelo clima descontraído e a animação dos convidados. O restaurante Chalé 92, no bairro das Graças, foi o espaço escolhido para a confraternização. O evento contou com a apresentação do cantor Rafa Cout que passeou por vários ritmos: de sertanejo a pagode. Mas antes do show, os mídias participaram de um sorteio pra lá de divertido com a Turma do Barra. “A gente fica muito feliz com o SJCC promovendo esse momento para celebrar o profissional de mídia. É um profissional que trabalha duro no dia a dia e, por isso, um evento como esse é muito importante na nossa relação”, ressaltou Paula Fernanda, gerente de mídia da Casa Comunicação.
O mercado publicitário compareceu em peso. É um momento para festejar e estreitar relações. “A gente passa todo o ano trabalhando com esses profissionais e este é o momento de comemorar os resultados”, afirma Lino Medeiros, gerente comercial da Rádio Jornal. Para Felipe Menezes, gerente comercial do SJCC, “os mídias são profissionais muito dedicados e que possuem muita responsabilidade, então, nada mais justo do que celebrar esse dia”.
Queiroz Filho, presidente da Ampla, resumiu bem o sentimento de todos: “confraternizar é sempre muito importante e confraternizar com o mídia, que é um profissional estratégico para o mercado, é melhor ainda”.
Além da festa, muita gente aproveitou para acompanhar o jogo do Brasil contra o Paraguai que estava sendo exibido em um telão. A animação de quase 4 horas também contou com a participação dos apresentadores da TV Jornal Rodrigo Asfora, Taís Cintra e Leandro Oliveira.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.