Maria Ribeiro defende Paulo Betti; ator foi acusado de racismo por Milton Gonçalves

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 18/06/2019 às 12:56
Maria Ribeiro e Paulo Betti (Imagem: Colagem / Reprodução)
Maria Ribeiro e Paulo Betti (Imagem: Colagem / Reprodução)

Desencadeou-se no cenário artístico carioca uma disputa de narrativas para além da corrida pela presidência do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ). Milton Gonçalves e Paulo Betti disputam a cadeira e uma acusação de racismo surgiu após uma mensagem de Whatsapp enviada por Paulo a um grupo ser divulgada. Maria Ribeiro, atriz e ex-mulher do acusado, recorreu às redes sociais para defender o ex-marido e publicou foto da sua antiga carteira da Associação de Representação Teatral de Sorocaba.

LEIA TAMBÉM > Belo é acusado de estelionato e deve prestar depoimento em breve, diz jornal

"Quando Paulo Betti e eu nos separamos, 14 anos atrás, pedi, não à toa, pra ficar com essa carteirinha. Paulo é um sindicalista por natureza, um cara pra quem o ofício e a justiça — ou injustiça — relativas à profissão importam mais do que todas as outras coisas. Compra todas as causas dos colegas, e agora, decidiu entrar pra valer, através da disputa do Sated, no que sempre fez: lutar por seu grupo", escreveu Maria Ribeiro.

Na legenda da publicação, a atriz ainda contou como se deu conta da importância da união da sua classe: "Eu, ao contrario, mais egoísta, só me dei conta da desunião da nossa classe quando isso bateu em mim — mas isso não importa agora. O que importa é que acordei lendo que Paulo está sendo acusado de racismo porque disse, sobre a disputa de chapa do sindicato dos atores — e num grupo de Whatsapp! — que devemos ficar sensíveis e atentos ao possível uso de lutas fundamentais com o objetivo — velado — de comover e manipular os eleitores, monetizando a questão mais grave do Brasil".

Por fim, a atriz seguiu sem negar o problema do racismo no Brasil: "Somos um país racista, é nossa obrigação lutar diariamente contra isso. Ao acusar levianamente um sujeito integro como Paulo, esses senhores não só não estão lutando por um Brasil melhor, como estão, na melhor das hipóteses, confusos sobre seus reais inimigos. Paulo, na camisa do meu time tem o teu nome e eu a exibo com orgulho há 22 anos".

Milton Gonçalves x Paulo Betti

Paulo Betti disputa com Milton Gonçalves a presidência do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ). A mensagem envida por paulo ao grupo de Whatsapp falava sobre a gestão do ator veterano.

"A atual diretora do sindicato está lá há muito tempo e tem uma forte representação negra com Jorge Coutinho e o grande Milton Gonçalves, além do querido Cosme. Isso complica bastante a luta, pois pode confundir as coisas", dizia a mensagem enviada por Betti ao grupo "Profissão Artistas".

Ao Notícias da TV, Milton Gonçalves comentou o acontecido: "É uma dor no coração muito grande. Não tenho mais paciência para discutir raças. Não quero saber disso, quero que todos sejam seres humanos, todos iguais". Na ação movida pelo veterano junto com Jorge Coutinho e Cosme Santos, o trio acusa Betti de injúria racial. Eles estariam exigindo explicações em juízo ou retratação do ator.

Últimas notícias