Milton Gonçalves processa Paulo Betti por racismo

Igor Guaraná
Igor Guaraná
Publicado em 17/06/2019 às 16:19
Colegas e rivais Milton processa Paulo. Foto: Divulgação/TV Globo
Colegas e rivais Milton processa Paulo. Foto: Divulgação/TV Globo

O ator Paulo Betti, de 66 anos, está sendo processo pelos colegas Milton Gonçalves, de 85 anos, e Jorge Coutinho, também de 85, por racismo. Segundo a Folha de S. Paulo, Betti é um dos participantes da chapa contrária à Milton e Jorge nas próximas eleições pela presidência do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro. Gonçalves e Coutinho são os atuais, respectivamente, presidente e diretor geral do Sindicato.

LEIA MAIS: Paulo Betti diz que Maria Ribeiro foi demitida do "Saia Justa" por telefone

O caso começou no dia 16 de abril, quando Betti teria publicado em um grupo de Whatsapp intitulado "Profissão Artistas", frequentado por ambas as partes, que “a atual diretoria do sindicato está lá há muito tempo e tem uma forte representação negra com Jorge Coutinho e o grande Milton Gonçalves, além do querido Cosme, isso complica bastante a luta, pois pode confundir as coisas”, escreveu.

A defesa de Milton e Jorge alega que as falas de Paulo possuem "ambiguidade e dubiedade", causando uma interpretação imprópria, mantendo distinção entre negros e brancos, além de "insinuações evidentemente maledicentes."

LEIA MAIS: Thiago Thomé, ex-vendedor de telefones, celebra oportunidade de atuar com Paulo Betti

“Embora não reste dúvidas quanto à hostilidade das palavras prolatadas por Betti, há real possibilidade de se aferir a prática de crime de injúria preconceituosa, dependendo do que declarar o interpelado”, diz o processo, de acordo com o jornal. Daniel Werneck Cotta, juiz delegado para o caso, determinou que Betti apresente sua defesa em até 15 dias.

Caso condenado, o ator pode pegar de um até três anos de prisão, além de multa. Além de Paulo, a Chapa 2 conta ainda com Tonico Pereira, Zeze Polessa e Júlia Lemmettz.

Últimas notícias