Professor Jouberto Uchôa recebe título de Cidadão Jaboatonense

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 29/05/2019 às 22:42
Foto: Brenda Alcântara
Foto: Brenda Alcântara

Nascido em Aracaju, filho de uma merendeira e um motorista da rede pública, Jouberto Uchôa de Mendonça foi tecelão, balconista, auxiliar de laboratório e auxiliar de fiscal de cinema até enveredar para o ramo da educação. Hoje, aos 82 anos, chegou ao seu auge. Presidente do conselho do Grupo Tiradentes, que, só em Pernambuco, oferece 17 cursos em suas cinco unidades do Grande Recife, recebeu, nesta quarta-feira (29), o título de cidadão Jaboatonense pelos serviços prestados à população de Jaboatão dos Guararapes com a implementação do curso de medicina.

A homenagem, proposta pelo vereador Tadeu César Barbosa Santiago, ocorreu diante de uma auditório lotado, na sua instituição de ensino. Familiares, amigos, funcionários e autoridades estiveram presentes para prestigiar o professor. O prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira foi representado pelo vice-prefeito Ricardo Valois e enviou uma mensagem enaltecendo o bom diálogo que o professor e reitor da faculdade mantém com a cidade “É uma justa homenagem. Em nossas constantes conversas sobre a instalação da faculdade em Jaboatão, pude admirá-lo. Sua alegria contagia todos nós e por isso não medi esforços para que a instituição funcionasse. A cidade agradece por ter sido escolhida e nós temos orgulho de tê-lo como conterrâneo”.

Após receber placa em sua homenagem das mãos do presidente da Câmara Municipal de Jaboatão, vereador Adeildo Pereira Lins, o professor iniciou seu discurso agradecendo. “Costumo dizer que Deus exagerou comigo. Autorizar um curso de Medicina em Jaboatão dos Guararapes e receber o título de cidadão jaboatonense são dois prêmios que muito me orgulham. Assim, registro o meu muito obrigado por me concederem a honra. Tudo farei para não decepcionar o gesto de bondade e grandeza com que me distinguem", disse.

O professor fez questão, também, de evidenciar os motivos que o fizeram escolher Pernambuco para investir na educação. “Foi por acreditar no potencial desse município e desse estado-nação. Estudei a sua história, os gestores públicos, os legisladores, chegando a conclusão do acerto da iniciativa de trazer a Faculdade Tiradentes parta servir a um povo que orgulha Pernambuco e o Brasil. Sei que a maioria dos pernambucanos traz consigo um sentimento singular quando a questão é o orgulho pela terra natal”, falou emocionado.

Últimas notícias