Taís Araújo desiste de papel por causa do seu tom de pele, que é mais claro que o da personagem

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 10/05/2019 às 12:47
Taís Araújo e Joana D'arc Felix (Imagem: Colagem / Reprodução)
Taís Araújo e Joana D'arc Felix (Imagem: Colagem / Reprodução)

Em meio aos anúncios de corte nas verbas para a educação e investimentos em pesquisa, um filme sobre Joana d’Arc Felix de Souza está sendo preparado pelo diretor Alê Braga. O filme chamou atenção não somente por se tratar de uma cinebiografia da cientista brasileira de 55 anos, vencedora de 82 prêmios, mas também pela desistência de Taís Araújo de viver a química nas telonas.

LEIA TAMBÉM > Globo demite Bruno Astuto, colunista do Mais Você

O motivo da desistência de Taís Araújo foi uma reflexão sobre seu tom de pele, que é mais claro que o da renomada cientista brasileira. O fato rendeu críticas à produção, que foram respondidas pela atriz ao jornal O Globo.

Joana D'arc Felix (Imagem: Reprodução / Educafro) Joana D'arc Felix (Imagem: Reprodução / Educafro)

"Achei as críticas justas. Pensei: 'como uma pessoa que trabalha com isso, como eu, não estava alerta? Eles estão absolutamente certos'. Eu reflito o tempo inteiro sobre inclusão, representatividade e importância de todo mundo participar do mercado", comentou Taís Araújo.

Apesar de não viver mais Joana d'Arc Felix, Taís Araújo reafirmou seu desejo de participar do longa e comentou: "[Quero que as pessoas] se inspirem e vejam como a educação pode mudar vidas".

Alê Braga comentou a decisão da atriz ao G1: "Ela achou que, como uma atriz de pele mais clara, tem mais oportunidades de personagens do que uma atriz de pele mais escura. A Joana, por ser uma personagem de pele mais escura, poderia dar essa oportunidade a alguém. É generosidade. Eu acho que tem um 'q' de oportunidade de aprender".

Últimas notícias