Óculos: a vez, agora, é das lentes

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 16/04/2019 às 16:55
Modelo da Chloé tem as lentes esverdeadas em degradê e trabalhadas nas bordas - Foto: Divulgação
Modelo da Chloé tem as lentes esverdeadas em degradê e trabalhadas nas bordas - Foto: Divulgação

Decoradas. Lapidadas. Sobrepostas. Aparentemente básicas, mas nem tanto. As lentes são protagonistas dos óculos que - daqui pra frente - você vai experimentar na ótica mais próxima. "A gente está deixando de dar tanta importância para a armação. Alguns óculos, aliás, quase não têm armação, são basicamente lentes." O comentário é especializado - dito pela gerente de Marketing da Marchon, Maria Júlia Falcão, durante a 17ª Expo Óptica Brasil, feira que apresentou novidades do mercado óptico, no início do mês, em São Paulo.

Chloé lança um tipo de lentes com efeito de sobreposição - Foto: Divulgação

A Marchon cria e produz óculos para 14 grifes - entre elas, Calvin Klein, Chloé, Diane von Furstenberg, Lacoste, Nautica, Nike e Salvatore Ferragamo. As coleções são pensadas num trabalho criativo entre as equipes de designers da fabricante e das marcas. Tanto que elementos vistos em roupas e sapatos vão parar nos acessórios para o rosto. No caso da Ferragamo, por exemplo, o salto Fiore, em formato de flor, já foi incorporado num modelo de óculos - no caso, uma flor desenha a lente.

A grife italiana, a propósito, investe muitíssimo numa outra tendência compartilhada entre roupas e óculos: a logomania. Sua ferradura-símbolo é comum nas hastes das armações, mas, nas novas peças, é usada, inclusive, como contorno para valorizar... a lente.

Gancho que identifica a Ferragamo é usado para decorar a lente - Foto: Divulgação

E ainda nem falamos em cor. "Antes era preta, marrom, verde. Hoje, se vê também amarela, rosa, azul, violeta...", vai enumerando Falcão. Mesmo a Transitions, que fabrica lentes com grau, lançou mais três cores - âmbar, ametista e safira - para agradar os jovens. A francesa trabalha para que as lentes sejam aderidas como incremento de estilo.

Lentes ametistas são para fisgar jovens - Foto: Divulgação

Os modelos tradicionais também fazem seu investimento na parte mais importante dos óculos. É o caso da Calvin Klein, que, numa das criações, apresenta uma proposta geométrica, só que arrematada com uma lente violeta; e, em outro modelo, ao formato borboleta fazem um aceno ao retrô, bastante em voga.

CK investiu nas lentes violeta nesse modelo mais tradicional - Foto: Divulgação

O retrô

Da Safilo (outro grande grupo, que é dona da Carrera e Polaroid, além de fabricar para Hugo Boss, Dior, Fendi, Givenchi, Havaianas, Marc Jacobs, Moschino, Pierre Cardin, Tommy Hilfiger e mais), a trade marketing Thuane Tiago endossa o retrô como aspecto em alta no estilo dos óculos que estão saindo dos ateliês. Ela lembra os anos 40 do século passado, quando o acessório era uma peça de moda, desenhado por estilistas. Àquela época, lentes grandes e em formato de borboleta eram comuns.

"Até uns cinco anos, os óculos eram preto ou marrom; quadrado ou arredondado, porque se achava que o que vendia era isso, e que a pessoa não ia querer investir. Mas agora, a gente está mudando de ideia, voltando com leituras de óculos do passado." Esse pretérito nem precisa ser tão distante - os anos 2000 já são reprocessados. Desses anos nem tão longínquos, vêm de novo "os óculos mais horizontais, estreitos, que brincam com geometria; e aqueles com transparências e sem aro, com a lente flutuante", diz Thuane, reforçando o foco na lente.

Armação retrô com lentes azuladas e transparentes, da Tommy Hilfiger - Foto: Divulgação

Armação inovadora

As armações estão em segundo plano, mas há boa-nova, sim. O evento serviu de lançamento, no Brasil, da grife norte-americana Roav. Todo dobrável, a peça cabe no menor dos bolsos. Dobra-se, primeiro, as pontas das hastes, depois as laterais; por fim, o centro da armação. Não há parafuso algum, e sim uma estrutura de dobradiças, que confere durabilidade. Pesa apenas 130 g. É a cara de uma era supermoderna.

Modelo da Roav dobrado - Foto: reprodução do Instagram

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