Chocolate dá espinha? Dermatologista explica

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 15/04/2019 às 11:09
Chocolate - Crédito: Reprodução
Chocolate - Crédito: Reprodução

Na Páscoa, é comum muita gente exagerar no chocolate e às vezes o excesso no consumo dos ovos de chocolate podem causar espinhas na pele.

Quem nunca recebeu o conselho pra não exagerar no chocolate porque dá espinha? Mas será mesmo que ele o grande vilão pra pele? A dermatologista Emília Almeida explica que o chocolate em si não é um inimigo da pele bonita. “Na verdade o chocolate é um dos alimentos com maior concentração de oxidantes o que garante muitos benefícios para a pele e para a saúde como a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares.”

Segundo a médica o que provoca a piora da acne é o alto índice glicêmico presente em muitos chocolates. “As barras de chocolate, bombons e ovos de Páscoa, especialmente as que apresentam alto teor lácteo, têm grande quantidade de carboidratos (açúcares refinados), portanto, possuem elevado índice glicêmico dessa forma, apesar dos estudos não indicarem a relação do cacau com o surgimento das espinhas, no dia a dia clínico percebemos que há uma certa piora sim, não pelo cacau em si, mas pelos outros compostos que estão aliados a ele na composição do chocolate, como leite, açúcar, aditivos e gordura hidrogenada”.

Segundo a médica, a dica é não exagerar e escolher os chocolates amargos e meio amargos que tem a maior concentração de cacau e menos desses ingredientes citados acima. Mas quem já enfiou o pé na jaca e exagerou no consumo e as espinhas já apareceram a dermatologista fala de alguns tratamentos que podem ser ser feitos para combater a oleosidade da pele e das espinhas “

Últimas notícias