Saiu a programação do Carnaval do Recife 2019! Confira:

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 30/01/2019 às 10:28
A banda Paralamas do Sucesso toca no palco do Marco Zero, no Sábado de Zé Pereira
A banda Paralamas do Sucesso toca no palco do Marco Zero, no Sábado de Zé Pereira

A Prefeitura do Recife anunciou, na manhã desta quarta-feira (30), em entrevista coletiva, a programação do Carnaval do Recife. Entre os destaques, está a volta do Cordel do Fogo Encantado ao palco do Marco Zero, na segunda de Carnaval (4).  Na grade de programação, estão, ainda,  nomes nacionais como Baiana System, Monobloco, Alcione, Fafá de Belém, Paralamas do Sucesso,  Gaby Amarantos, Roberta Sá, entre outros.

Entre os dias 1 e 5 de março,  45 polos cidade irão receber as atrações carnavalescas, um a mais do que o ano passado. Em 2019, um polo será montado no Segundo Jardim  de Boa Viagem, onde haverá uma tarde dedicada à folia mirim no domingo de Carnaval (3 de março). O  show de abertura, no Marco Zero, idealizado por Dielson Pessoa com direção musical de César Michiles inovará com inclusão, tecnologia e amplia o olhar para os dançarinos e movimentos da periferia.

Em seis cenas, o espetáculo, intitulado ‘O Carnaval de Todo Mundo’ trará à luz o caldeirão afro-brasileiro, a festa da periferia, batalha de passinhos, evolução de escolas de samba além do rolezinho do Centro Comunitário pela Paz (Compaz), com a atuação de corpo mirim de bailarinos da instituição, que possui unidades no Cordeiro e no Alto de Santa Terezinha. Os homenageados do Carnaval, Belo Xis e Gerlane Lops, sobrem ao palco em seguida e prometem fazer uma bela batucada em shows que terão as participações especiais de nomes como Péricles, Mariene de Castro, Pretinho da Serrinha e Marcelinho Moreira.

No sábado (2 de março), o Marco Zero será palco de um projeto inédito que reúne os amigos Lula Queiroga, Pedro Luís, Roberta Sá e Marcelo Jeneci. No domingo (3), o samba desembarca na terra do frevo e traz ao palco nomes como Leci Brandão e Alcione, além de Monobloco. Na segunda (4), o pop e o rock prometem incendiar o bairro do Recife com a presença de Cordel do Fogo Encantado, que retorna ao Carnaval em grande estilo. Quem também ocupará o palco será Jota Quest, além da banda Cascabulho, que celebra seus 25 anos de estrada com as participações especiais de Tony Tornado, Zezé Motta e Daúde.

O tradicional encerramento, na terça de Carnaval (5), será temperado ao melhor do frevo com Alceu Valença, Elba Ramalho, e Spok Frevo Orquestra, que traz ao palco a atriz e cantora Tânia Alves, além de Gaby Amarantos. O Orquestrão saudará a quarta-feira de Cinzas em tom de despedida com o melhor do frevo local.

DECORAÇÃO - Para vestir a cidade e entrar no clima da festa, a Prefeitura inova, assumindo integralmente, pela primeira vez, a decoração momesca. Após mais de uma década de bons serviços prestados à cidade do Recife, o arquiteto Carlos Augusto Lira se despede do ciclo carnavalesco. A tarefa será cumprida pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife e pela Diretoria Executiva de Comunicação Institucional.

Ponte Maurício de Nassau - Ponte Maurício de Nassau
Ponte Buarque de Macedo - Ponte Buarque de Macedo
Ponte Giratória - Ponte Giratória
Ponte do Limoeiro - Ponte do Limoeiro

A ornamentação, segundo a Prefeitura, vai reverenciar o folião e o amor pelo Carnaval com uma paleta de cores quentes e vibrantes, repletas de texturas criadas especialmente para a festa. Entre as novidades, todas as pontes de acesso ao Bairro do Recife ganharão pórticos com volumetria e serão dedicadas às sonoridades que fazem o caldeirão de ritmos da maior festa do Recife.

A cidade inova também ao retirar da decoração os elementos de chão e colocar enfoque nos elementos aéreos. A medida visa otimizar o fluxo dos brincantes e enriquecer o olhar com elementos em suspensão: todas as principais ruas do bairro do Recife receberão cordões e fitas, além de Banners com personagens da festa. As árvores, por sua vez, receberão iluminação paisagística com a paleta de cores da sobrinha de frevo.

PALCO FREI CANECA - Entre as novidades, a emissora Frei Caneca repete o sucesso do palco que armou especialmente para o Rec’n Play e irá promover uma noite especial durante o domingo da semana pré-carnavalesca (24 de fevereiro). Com menos de um ano de inaugurada oficialmente, a Frei Caneca convidou artistas que refletem a representatividade da programação musical da rádio. Comadre Fulozinha retorna em grande estilo na noite, que terá ainda o tempero da Jamburana da paraense Dona Onete e um encontro apoteótico do samba autoral pernambucano. A programação completa está no site https:// carnavalrecife.com/.

DIA DO FREVO
Para celebrar o gênero musical que é embaixador da folia, no Dia do Frevo (9 de fevereiro), haverá programação na Praça do Arsenal e no Paço do Frevo. Entre as atividades, haverá uma ação com passistas e orquestra, convidando todos que estiverem no bairro para participarem das festividades carnavalescas recifenses. No mesmo dia, o Caminhão da Malhação estará estacionado no Segundo Jardim de Boa Viagem, colocando todo mundo para cair no frevo.

POLOS

CENTRALIZADOS
Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio do Terço, Praça da Independência, Rua da Moeda, Pátio de São Pedro, Cais da Alfândega, Mercado da Boa Vista, Aurora dos Carnavais

POLOS CONCURSOS DE AGREMIAÇÕES
Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida do Forte

BAIRROS
Brasília Teimosa, Linha do Tiro, Alto José do Pinho, Ibura de Baixo, Várzea, Cordeiro (Rua da Lama), Lagoa do Araçá, Campo Grande, Coelhos, Jordão Alto, UR-05 (Ibura), IPSEP, Roda de Fogo, Iputinga, Joana Bezerra/ Coque, Mustardinha, Barro, Santo Amaro/ Frei Casimiro, Areias, UR-2 (Ibura), Jardim São Paulo, Bomba do Hemetério, Chão de Estrelas, Nova Descoberta (Pátio da Feira) e Casa Amarela.

INFANTIS

O Carnaval do Recife terá seis polos destinados aos pequenos, um a mais do que o ano precedente, uma vez que o Segundo Jardim ganha atenção especial para os pequenos no domingo de Carnaval à tarde (3 de março). Além do já tradicional polo do Paço Alfândega, os Parques Dona Lindu, Santana, Jaqueira e Macaxeira irão atender a população com uma programação diversificada e diuturna. Outra novidade fica por conta da Praça do Arsenal, que contará com programação voltada para a garotada a partir das 16h, na terça (5).

CORREDORES COMUNITÁRIOS
Morro da Conceição, Três Carneiros e Buriti.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS POLOS

Marco Zero

Sexta (1)Sábado (2)Domingo (3)Segunda (4)Terça (5)
AberturaLula Queiroga, Pedro Luiz, Roberta Sá e Marcelo JeneciSamba no Recife, com Adriana B e convidados locais (homenagem a Bráulio de Castro)Gustavo Travassos + Beto Hortis + Luciano Magno + Coral Edgar MoraesAlceu Valença
Gerlane LopsFafá de BelémLeci BrandãoJota QuestGaby Amarantos
Maestro Forró + Nena Queiroga + Almir RoucheAndré Rio + Quinteto Violado + Banda de Pau e Corda e Som da TerraAlcioneCascabulho + Zezé Mota + Daúde + Tony TornadoElba Ramalho
Belo XisParalamas do SucessoMonoblocoCordel do Fogo EncantadoSpok Frevo Orquestra + Tânia Alves
    Orquestrão

Arsenal

Sábado (2)Domingo (3)Segunda (4)Terça (5)
Claudio AlmeidaAntúlio MadureiraOrquestra Santa MassaCoral Edgar Moraes/ Getúlio Cavalcanti/ O Bonde
Antônio NóbregaFamília SalustianoMaestro DudaMaciel Salu
Tibério AzulRoberta SáDerico AlvesYlana Queiroga + SKA Maria Pastora
Geraldo Azevedo + Transversal Frevo OrquestraSagramaAdiel LunaAndré Rio
Romero FerroSilvério PessoaAlmério 
 Quinteto Violado  

Pátio de São Pedro

Sábado (2)Domingo (3)Segunda (4)Terça (5)
Dia da DiversidadeMaestro Edson RodriguesBelo XisBia Marinho
Romero FerroAcademia da BerlindaIsaar
Marcelo JeneciOrquestra Henrique DiasMaciel Salu
Geraldo AzevedoSibaFlaira Ferro
Lia de ItamaracáDino Braia 
 Beto do Bandolim 

Samba da Moeda

Sábado (2)Domingo (3)Segunda (4)Terça (5)
Maria PagodinhoCybelle do CavacoWellington do PandeiroTelmo Santiago
Gerlane LopsAlex RibeiroAdriana BHilton de Oliveira
Paulo PerdigãoKarynna SpinelliPaulo Viola do RecifeCris Galvão
Xico de AssisMesa de Samba AutoralLuisa PérolaSelma e Nascimento
Belos Xis e Ramos SilvaCantor Leno GaleriaLetto do CavacoAborto do Cavaco

Últimas notícias