Por cautela, boneco gigante de Bolsonaro não deve desfilar em Olinda

Igor Guaraná
Igor Guaraná
Publicado em 30/01/2019 às 18:33
Boneco gigante presta homenagem ao presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram
Boneco gigante presta homenagem ao presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram

Em 2019, os personagens mais tradicionais do Carnaval pernambucano estão de volta e, de acordo com o Leandro Castro, empresário e produtor cultural responsável pelos 'grandões', serão pelo menos 20 novos Bonecos Gigantes desfilando por Olinda e Recife nas festividades. Em sua apoteose no Sítio Histórico, na segunda-feira (4), o desfile contará com 100 gigantes. No Recife, eles desfilarão em menor número, chegando aos 60 bonecos.

No entanto, antes mesmo de sair às ruas, um boneco específico vem causando polêmica. O presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro, assim como outros anteriores, recebeu uma homenagem da Embaixada Pernambucana e ganhou um boneco com suas feições e características. Entre protestos olindenses, Leandro Castro revela sua precaução em desfilar com o gigante na Cidade Alta, mas assegura que seu bloco é composto, na sua grande maioria, por crianças, famílias e turistas. A mesma cautela não é aplicada ao Recife, onde ele garante a presença do boneco.

Tradição e novidades

Tradição iniciada na Idade Média europeia, os Bonecos Gigantes só chegaram a Pernambuco por volta de 1919, na cidade de Belém de São Francisco, em pleno Sertão do Estado. O primeiro personagem moldado pelos artesãos do local foi o boneco de Zé Pereira, clássico da arte. Em 1932, a secular tradição alcança o fervor carnavalesco de Olinda com a criação do Homem da Meia Noite, confeccionado por Anacleto e Bernardino da Silva.

Entre as novidades anunciadas, Luzia, fóssil humano mais antigo da América do Sul, que, infelizmente, foi parcialmente destruído no trágico incêndio ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Marcos Pontes (Astronauta brasileiro e atual Ministro da Ciência e Tecnologia), Michael Jackson (versão original), Princesa Leia (Star Wars), Chewbacca (Star Wars), Stan Lee (co-criador da Marvel Comics), Hulk (Marvel), Thor (Marvel), Capitão América (Marvel), Mulher-Maravilha (DC) e Spok serão alguns dos novíssimos Bonecos Gigantes confeccionados para o Carnaval 2019.

Últimas notícias