A moda em 2020: saiba o que você vai vestir no ano que vem

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 20/01/2019 às 8:00
Foto: reprodução de @vagcarvalheiro
Foto: reprodução de @vagcarvalheiro

"A roupa passará a ser uma escolha extremamente pessoal, sem que siga uma tendência", prevê o estilista Walter Rodrigues, sobre como vamos nos vestir no ano que vem. "Na pós-modernidade não há uma tribo. Às vezes eu sou clubber, às vezes hippie... há liberdade de escolhas e misturas", explica Walter, ao apresentar quais são as inspirações para a indústria da moda daqui pra frente, no Inspiramais, Salão de Design e Inovação de Materiais na América Latina, que fez sua edição 2020_I nos dias 15 e 16, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

O estilista Walter Rodrigues - Foto: Zé Roberto / Assintecal

À frente do Núcleo de Design da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues e sua equipe começaram as pesquisas para a temporada já em março de 2018. Vasculharam tendências nas artes, na cultura em geral e no comportamento global.

Tecidos e couros nas cores que deverão reinar em 2020 - Fotos: Romero Rafael / Social1

Entre as características do que está por vir teremos extravagância visual com pegada urbana; jogo lúdico; combinação de formas e materiais divergentes; modelagem desconstruída ou desabada junto a alfaiataria; propostas que remetem a colagens, como inspira a obra de Basquiat; volume, como uma dobradura ou origami; movimento, como sugerem os plissados; e as cores laranja, branco acinzentando e azul-turquesa à la Van Gogh - artista holandês morto em 1890 e que está sendo redescoberto, devendo destronar Frida Kahlo no universo pop. Van Gogh já virou meme e está no centro das expectativas, no mundo da arte, por causa de exposição da obra dele, que será inaugurada em março no Tate Britain, em Londres.

Detalhes de couro e juta alaranjados, como indica as inspirações para a moda 2020 - Foto: Zé Roberto / Assintecal

Estampa reúne as três cores que são apostas do Inspiramais - Foto: Zé Roberto / Assintecal

Couro de pirarucu - Foto: Zé Roberto / Assintecal

* Repórter viajou a convite da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal)

Últimas notícias