entretenimento

Saiba quem é o "engomadinho" que virou meme

A foto começou a ser compartilhada nos celulares de milhares de brasileiros em 2019.

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 18/01/2019 às 12:34 | Atualizado em 27/01/2022 às 17:34
Foto: Instagram/reprodução
Foto: Instagram/reprodução

Você certamente já deve ter visto  a imagem deste rapaz pelas redes sociais com inúmeras legendas diferentes.

É, a foto virou base para os memes do momento. Em 2019, a imagem do um garoto de camisa rosa clarinha, bermuda, cinto de couro, sapato, brincos e relógio reluzente e as marcas de sol das meias, passou a ser compartilhada nos celulares de milhares de brasileiros.

O chamado "playboy riquinho" ou "o engomadinho", como está sendo conhecido aqui pelo Brasil, no entanto, é um veterano das correntes "memísticas" internacionais. A foto, afinal, é de 2014.

A foto tem origem no Twitter do usuário Lucky Luciano. Ela foi postada em setembro de 2014, com a legenda "Você sabe que eu tinha que fazer isso".

Depois ele usou a legenda "Homens reais usam rosa". O tuíte foi replicado menos de duas mil vezes, antes da conta se tornar privada no fim de 2016. 

E foi justamente em meados de 2016 que ela começou a ser repercutida como um meme. Em alguns casos, a imagem original era republicada com outra legenda, enquanto em outras a pose (ou face) de Luciano era aproveitada em montagens com figuras conhecidas da cultura pop, como Fred Flintstone, do desenho "Os Flintstones", e Zenyatta, do jogo "Overwatch".

O endereço em que Luciano foi fotografado, localizado em um bairro na cidade de Tampa, na Flórida, acabou virando uma "atração turística"Conhe.

Outros usuários do Twitter postaram fotos imitando a pose, ganhando milhares de retuítes e curtidas na rede social. 

Aqui no Brasil, o meme tomou uma conotação de um rico que não tem noção de onde está, ou do que está acontecendo.

A legenda geralmente é uma pergunta em que ele usa um tom educado com as palavras "com licença" ou "por favor" .

Até o cantor John Mayer entrou na onda:

E Marília Mendonça também:

O rapaz soube reconhecer o carinho dos brasileiros e agradeceu no Instagram:

Porém, Lucky Luciano não manteve a postura refinada nos anos seguintes.

O fenômeno da internet chegou a ser preso em 2018 acusado de posse de cocaína, maconha e equipamentos para uso das drogas.

Ele chegou até a criar uma campanha de financiamento colaborativo para arrecadar fundos que custeassem o processo legal de seu caso, mas ficou longe da meta.

Ele parece também estar querendo "surfar" na onda da fama do seu meme, vendendo camisas com a foto, na internet:

"Eu sei que isso já vem há muito tempo e peço desculpas pelas pessoas que têm perguntado. Eu tenho passado por muita coisa ultimamente. Mas estou animado em dizer que finalmente terminei o website e as primeiras encomendas pré-design. É um design muito básico e eu prometo que tenho muito mais designs em breve. Também enviou um novo vídeo do YouTube explicando mais detalhadamente. Você pode encontrar os dois links na minha biografia. Pré encomendas em www.Live-Lucky.com Obrigado pessoal".

Luciano, em 2019:

A fama do engomadinho não parou por aí! Ele vai brincar Carnaval, sim senhor:

Últimas notícias