Frutas do verão: Saiba quais consumir para ajudar na hidratação e bronzeamento

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 14/01/2019 às 8:05
Seguindo um cardápio leve, frutas e verduras devem ser prioridade na recuperação pós-Carnaval. Crédito: Reprodução
Seguindo um cardápio leve, frutas e verduras devem ser prioridade na recuperação pós-Carnaval. Crédito: Reprodução

Com o verão, a vontade de pegar um solzinho aumenta ainda mais. Dar um mergulho na piscina, ir à praia, correr... O clima é um convite para as atividades externas. Para que não se torne algo maléfico, é necessário alguns cuidados. Além do protetor solar e beber muita água, é importante saber o que ingerir. A nutricionista Thallyne Pereira deu algumas dicas, sobretudo, em relação às frutas: quais consumir para se manter hidratado, quais ajudam no bronzeamento, quais mantém o bronze, quais as que contêm mais fibras, vitaminas antioxidantes e minerais.

 

 

Coco Verde - É fonte de minerais como o sódio e potássio, por isso, ajuda a repor rapidamente as perdas desses minerais que acontecem através da sudorese e urina. É fonte de vitaminas do complexo B e vitamina C, que são antioxidantes e protegem as células contra as ações dos radicais livres, além de ser fonte também de gorduras boas e fibras, auxiliando assim na saciedade e garantindo energia para o bom funcionamento metabólico.

 

Abacaxi - Crédito: Reprodução

 

Abacaxi - É super antioxidante, por conter uma boa quantidade de vitamina C e fonte de vitamina A (que ajuda na formação de melanina = pigmentação da pele, ajudando também naquele bronzeado) além de ser uma ótima fonte de betacaroteno. Também é rica em bromelina (enzima que ajuda a digestão de proteínas).

 

Melancia - Crédito: Reprodução

 

Melancia - Tem ação super diurética por conter muita água (cerca de 80% da fruta). É rica em vitamina A e C, possui ação antioxidante e anti-inflamatória. É uma ótima opção para evitar a retenção hídrica e se manter hidratado.

 

Limão - Crédito: Reprodução

 

Limão - Considerado o rei! Super rico em vitamina C, possui ação neutralizante e, dessa maneira, causa uma desintoxicação no organismo. Ajuda bastante na detoxificação do organismo, quando acontece o excesso de ingestão de bebidas alcoólicas, gorduras e carboidratos ruins. Mas, cuidado ao usar essa fruta (principalmente se estiver exposto a luz solar)! A mesma é rica em substância fotossensível (bergapteno). Ao entrar em contato com a exposição solar, ocorre uma reação fotoquímica semelhante a uma queimadura, que causa bolhas e manchas na pele (fitofotodermatose). Por isso, lave bem as mãos após o contato com a fruta.

 

Melão - Crédito: Reprodução

 

Melão - Pra quem gosta daquela marquinha do verão, incluir o melão na dieta é uma ótima opção. Ele é uma fruta que é rica em vitaminas C, A, E e do complexo B, além de fibras (que ajuda a regular o intestino). Alimentos que são ricos em vitamina A e E são fundamentais para o processo de gerenciamento de melanina. Também possui grandes quantidades de antioxidante, sendo então capaz de prevenir envelhecimento precoce ao auxiliar na renovação celular.

 

Mamão - Crédito: Reprodução

 

Mamão - Chamada de "fruta dos anjos", o mamão é uma fonte riquíssima em diversas propriedades nutritivas. São elas: antioxidantes, vitaminas A, C e do complexo B, ácido fólico e ácido pantotênico; potássio, cobre e magnésio, além de fibras. O grande diferencial é a sua enzima digestiva papaína, que é usada para o tratamento de lesões desportivas, traumas, e alergias. Os nutrientes do mamão fazem com que ele seja também um bom aliado para conseguir o desejado bronze.

Para finalizar, que tal um drink para ingerir nesse verão que vai te ajudar a combater a retenção hídrica e se manter hidratado? Ele pode ser tomado tanto em jejum quanto em qualquer horário do dia. Confira:

Ingredientes:

- 200ml de água de coco gelada

- 1 rodela de abacaxi ou 1 fatia média de melancia

- 1 limão

- 3 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes juntos com 4 cubos de gelo e beba sem coar.

 

HIDRATE-SE:

Antes de tudo, é bom esclarecer o que é a desidratação: "Neste período, há uma elevação da temperatura, o que causa o aumento da sudorese. Ainda, o aumento das radiações solares também aumentam a produção dos radicais livres (moléculas instáveis que podem comprometer a saúde das nossas células saudáveis) podendo diminuir a nossa imunidade e gerar um envelhecimento precoce, além de outras ações negativas", explica a a profissional especializada em nutrição esportiva, que atende nas cidades do Recife, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Caruaru e São Paulo.

Últimas notícias