publicidade
04/01/19
Cuidado na hora de curtir o sol no Verão (Ilustração: Thiago Lucas / JC)
Cuidado na hora de curtir o sol no Verão (Ilustração: Thiago Lucas / JC)

Cuidados para manter a pele saudável no verão

Publicado por Victor Augusto em Saúde às 8:09

Os primeiros raios de sol do verão parecem despertar nos humanos que “abaixo” dele vivem a vontade de deitar-se e recebê-los da forma mais intensa possível. Esse abraço com os raios ultra-violeta, apesar de caloroso, pode ser perigoso e deixar marcas na pele por toda a estação.

LEIA TAMBÉM > Conheça o Método Renata França, a massagem queridinha das celebridades

A pele é o maior órgão do nosso corpo e exerce a função de barreira para micro-organismos. Para que ela funcione bem, deve ser bem cuidada e hidratada”, ressalta a dermatologista Mecleine Dantas, que dá dicas e esclarece dúvidas ao Social1 sobre os cuidados para este verão.

Para a doutora, a estação requer atenção especial: “No verão, nós devemos lembrar sempre do risco das queimaduras solares. Dessa forma, o principal é intensificar o uso do protetor solar. Caso se faça atividades recreativas ao ar livre, como jogar bola, praia ou piscina, o indicado é reaplicar o protetor à cada duas horas”.

Confira alguns deles:

Só isso? Não, o verão ainda pede mais alguns cuidados com a pele

Além dos cuidados listados acima pela dermatologista Mecleine Dantas, outros devem ser tomados.

Escolha dos hidratantes

“A hidratação da vem tanto da ingestão oral quanto da aplicação dos hidratantes na pele. É importante lembrar que muitos hidratantes no mercado são cosméticos perfumados, então o paciente que já tem pele seca ou tendência a dermatite, por exemplo, precisa de hidratantes apropriados”, alerta Mecleine Dantas.

Se secar bem

Secar-se bem no calor, apesar de parecer estranho e ir de encontro ao instinto, é necessário para evitar uma série de doenças. Nessa estação, fungos tendem a encontrar ambientes mais propícios para alastrar-se. Ou seja, cuidado com o combo “umidade + calor”.

 

“As pessoas tendem a querer manter a umidade da pele, por causa do calor, e acabam prendendo os cabelos molhados e não secam bem o corpo. Dessa forma, a umidade se acumula nas ‘dobras’ da pele (como abaixo da mama das mulheres, na virilha e entre os dedos do pé). Esse ambiente é propício aos fungos, como a cândida. Eles causam muita irritação, coceira, desconforto e outros problemas”, explica Mecleine.

Piscina

Mesmo antes da chegada do Verão, os parques aquáticos já reabrem e chamam a atenção de quem deseja aproveitar o calor em um passeio em família. Mas para que a saída não se torne uma dor de cabeça, o banhista deve se preparar.

Antes e ir: “O ideal é que o banhista faça um exame dermatológico antes de ir para as piscinas. Na época do verão os pacientes tem mais conjuntivite bacteriana e viral, por exemplo, que podem penetrar na pele. O ideal é que os clubes peçam o exame para que ele não contamine outras pessoas”, explica Mecleine.

Cuidados dentro e fora da piscina:



FECHAR