Ronnie Duarte se despede da presidência da OAB/PE

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 19/12/2018 às 10:48
Ronnie Duarte: Foto: Felipe Jordão/ JC Imagem
Ronnie Duarte: Foto: Felipe Jordão/ JC Imagem

O advogado Ronnie Duarte se despede da presidência da OAB/PE, no final de dezembro, com sensação de dever cumprido e deixa um legado no que diz respeito à gestão da entidade para seu sucessor, Bruno Baptista. A profissionalização do modelo de gerir a Ordem é o item que aponta com maior destaque durante o período de 2016 até este ano. "Quando assumi a gestão, tínhamos balancetes em planilhas de Excel e, hoje, a OAB/PE é nacionalmente uma referência nesse sentido", conta.

O início da gestão já foi marcada pela implementação de um novo modelo de gestão com a contratação da consultoria internacional da Deloitte. "Fizemos um investimento na modernização organizacional como forma de otimizar os custos, empregar melhor os recursos e conseguir mais e melhores resultados para a categoria", conta o presidente. Sua última medida, neste sentido, foi a contratação de um CEO que  atuará como superintendente executivo de gestão. O nome de João Sérgio Moraes, que já atuou em empresas como a Philips, foi escolhido em conjunto com o próximo presidente.

Outro ponto que destaca é a implementação do Plano de Cargos e Carreira e Remuneração; a implantação de um Canal de Integridade, que recebe denúncias relativas à precarização das relações de trabalho; auditoria feita por seis empresas; instalação de um Portal da Transparência; investimento em tecnologia da informação; tombamento de todo o patrimônio da OAB; criação de uma incubadora para estimular o empreendedorismo de advogados interessados em gerir o próprio escritório; um programa de Residência Jurídica, que dá oportunidade a jovens profissionais de vivenciar práticas em escritórios de advocacia sob a supervisão de tutor. Essas e outras ações foram publicadas num relatório de gestão, entregue à imprensa e está a disposição no site da entidade.

O novo presidente da OAB/PE, Bruno Baptista com a vice Ingrid Zanella - Foto: Sol Pulque?rio/Divulgação

Entre os maiores dificuldades durante sua gestão, Ronnie cita: "lidar com vaidades e ambições". E deixa um sonho pendente. O de criar um projeto social gerido pela OAB. Sonho que o próximo presidente pretende tirar do papel. "Temos já algumas ideias que vamos discutir em conjunto. Uma delas é inserir nesse projeto a população de rua do entorno da sede da OAB, na Rua do Imperador", conta Bruno Baptista. Ele, aliás, é só elogios à gestão do seu antecessor. "É um desafio sucedê-lo. Pretendo manter e reforçar tudo o que foi implementado. Será uma gestão de continuidade, sem continuísmo", conta. O novo gestor promete já começar o ano circulando todo o estado para ouvir a sociedade civil.

Últimas notícias