Satanistas processam Netflix por “O Mundo Sombrio de Sabrina”, afirma Variety

Satanistas processam Netflix por “O Mundo Sombrio de Sabrina”, afirma Variety

Estátua de Baphomet em "O Mundo Sombrio de Sabrina" seria cópia da obra da Satanic Temple (Imagem: Reprodução)

Publicado em Séries 9/11/2018 às 9:38

De acordo com informações publicadas pela Variery, a Satanic Temple está processando a Netflix e a Warner Bros pelo uso indevido de uma estátua de Baphomet na série O Mundo Sombrio de Sabrina. O símbolo, sagrado para a religião, teria sido criado por ela e copiada pela atração da plataforma de streaming. Além disso, a série teria utilizado a figura para fazer uma representação estereotipada desses cultos, inflamando o pânico relacionado ao grupo.

LEIA TAMBÉM > Beyoncé e Jay-Z devem se apresentar no Lollapalooza 2019, segundo colunista

A estátua em questão mostra Baphomet como uma figura alada, com o corpo humano e cabeça de bode, sendo adorada por duas crianças. Ela encontra-se no centro de um local religioso da Satanic Temple. O culto tem como missão “encorajar a benevolência e a empatia entre todas as pessoas, rejeitar a autoridade tirânica, defender o bom senso prático e a justiça e ser dirigido pela consciência humana para empreender nobres buscas guiadas pela vontade individual”.

Uma estátua muito parecida é vista algumas vezes na escola frequentada pela personagem da atriz Kiernan Shipka na série O Mundo Sombrio de Sabrina. De acordo com o líder religioso Lucien Graves, ela teria o design da que se encontra no templo de Detroit (EUA). Dessa forma, a Satanic Temple teria direitos autorais sobre ela.

Para os adeptos da religião, Baphomet simboliza os valores da razão e da autonomia. O Mundo Sombrio de Sabrina teria apropriado-se do elemento, o transformando, em objeto de adoração da fictícia Igreja da Noite, uma seita maléfica que faz homenagens ao Lorde das Trevas e que realiza rituais sangrentos e canibais.

Comparativo entre a estátua da série e a do templo de Detroit (Imagem: Reprodução)

Inspirada nas iconografias do século 19, a estátua teria sido criada entre 2013 e 2014 e, de acordo com a Satanic Temple, possui elementos que a caracterizam como expressão original, tornando-se sujeita à direitos autorais.

Quem é a Satanic Temple?

A Satanic Temple ficou conhecida não por causa do seu culto, mas por suas ações pelos EUA. Em defesa do estado laico, o membros do grupo protestam contra a implementação de símbolos religiosos nos espaços públicos, assim como sua apropriação por instituições religiosas.

 

Compartilhe
Publicado por
Victor Augusto

Comentários
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com