Satanistas processam Netflix por "O Mundo Sombrio de Sabrina", afirma Variety

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 09/11/2018 às 9:38
Estátua de Baphomet em "O Mundo Sombrio de Sabrina"  seria cópia da obra da Satanic Temple (Imagem: Reprodução)
Estátua de Baphomet em "O Mundo Sombrio de Sabrina" seria cópia da obra da Satanic Temple (Imagem: Reprodução)

De acordo com informações publicadas pela Variery, a Satanic Temple está processando a Netflix e a Warner Bros pelo uso indevido de uma estátua de Baphomet na série O Mundo Sombrio de Sabrina. O símbolo, sagrado para a religião, teria sido criado por ela e copiada pela atração da plataforma de streaming. Além disso, a série teria utilizado a figura para fazer uma representação estereotipada desses cultos, inflamando o pânico relacionado ao grupo.

LEIA TAMBÉM > Beyoncé e Jay-Z devem se apresentar no Lollapalooza 2019, segundo colunista

A estátua em questão mostra Baphomet como uma figura alada, com o corpo humano e cabeça de bode, sendo adorada por duas crianças. Ela encontra-se no centro de um local religioso da Satanic Temple. O culto tem como missão "encorajar a benevolência e a empatia entre todas as pessoas, rejeitar a autoridade tirânica, defender o bom senso prático e a justiça e ser dirigido pela consciência humana para empreender nobres buscas guiadas pela vontade individual".

Uma estátua muito parecida é vista algumas vezes na escola frequentada pela personagem da atriz Kiernan Shipka na série O Mundo Sombrio de Sabrina. De acordo com o líder religioso Lucien Graves, ela teria o design da que se encontra no templo de Detroit (EUA). Dessa forma, a Satanic Temple teria direitos autorais sobre ela.

Para os adeptos da religião, Baphomet simboliza os valores da razão e da autonomia. O Mundo Sombrio de Sabrina teria apropriado-se do elemento, o transformando, em objeto de adoração da fictícia Igreja da Noite, uma seita maléfica que faz homenagens ao Lorde das Trevas e que realiza rituais sangrentos e canibais.

Comparativo entre a estátua da série e a do templo de Detroit (Imagem: Reprodução)

Inspirada nas iconografias do século 19, a estátua teria sido criada entre 2013 e 2014 e, de acordo com a Satanic Temple, possui elementos que a caracterizam como expressão original, tornando-se sujeita à direitos autorais.

Quem é a Satanic Temple?

A Satanic Temple ficou conhecida não por causa do seu culto, mas por suas ações pelos EUA. Em defesa do estado laico, o membros do grupo protestam contra a implementação de símbolos religiosos nos espaços públicos, assim como sua apropriação por instituições religiosas.

 

Últimas notícias