Roteiro de massas para o Dia do Macarrão

Publicado em Notas 25/10/2018 às 11:59
Roteiro de massas para o Dia do Macarrão

Penne oriental - Camarões grelhados salteados com óleo de gergelim, gergelim preto, pimentas biquinho e cebolinha em leque, do La Tratoria.

Trazido para o Brasil por imigrantes italianos, o macarrão não demorou a cair no gosto dos brasileiros. Instituído em 1995, após a realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, o Dia do Macarrão passou a ser comemorado em 25 de outubro. Por isso, para quem é fã da massa, alguns restaurantes recifenses oferecem várias opções para celebrar em esse dia tão saboroso.

Agnolloti de galinha caipira na panelinha com creme de burrata e tomate cereja confitado, do novíssimo Zio. Foto: Gustavo Belarmino/NE10

O Zio Cucina, mais novo italiano da cidade, aposta em vários pratos com a massa mais amada. Entre eles, o Agnolloti de galinha caipira (foto acima), servido numa charmosa panelinha, spaguetti alla carbonara e bigolli alle vongole. Fica na entrada principal do RioMar.

O Fettuccine Alfredo do La Tratoria traz camarões grelhados com molho cremoso de parmesão.

Com unidades em Porto de Galinhas e em Boa Viagem e no Parnamirim, no Recife, o La Tratoria, do chef Felipe Barreto, mantém a tradição de ser um delicioso recanto das massas. Entre os destaques da casa, o Fettuccine Alfredo, com camarões e molho cremoso de parmesão. Não dá pra deixar de citar o penne oriental, que traz camarões grelhados salteados com óleo de gergelim, gergelim preto, pimentas biquinho e cebolinha em leque e os raviólis do reino – com massa matizada com beterraba recheada com queijo do reino e salteada em manteiga com alho crocante e ervas.

Penne no pote topado com camarões é destaque do restaurante Ponte Nova (Fotos: Divulgação)

Penne no pote topado com camarões é destaque do restaurante Ponte Nova (Foto: Divulgação)

O Ponte Nova e o Villa Cozinha de Bistrô, ambos sob os cuidados do chef Joca Pontes, apostam em pratos diferenciados como o penne no pote topado com camarões e o spaghettini filé gorgonzola, respectivamente.

A pedida no Villa é o spaghettini filé gorgonzola (Foto: Divulgação)

A pedida no Villa é o spaghettini filé gorgonzola (Foto: Divulgação)

O macarrão está no cardápio do Armazém Guimarães com combinações que remetem a verdadeiras viagens gastronômicas à Itália. Uma das sugestões é o Ravioli di Bufala, composto por ravióli de muçarela de búfala com molho pomodoro e basílico.

Ravioli Di Bufala é a pedida no Armazém Guimarães (Foto: Divulgação)

Ravioli Di Bufala é o prato indicado no Armazém Guimarães (Foto: Divulgação)

Já o Fabbrique Pastificio tem como foco o trabalho artesanal. Todas as massas e molhos são feitos lá. São mais de 60 opções.

Macarrão do Fabbrique. Crédito: Carol Laranjeiras/Divulgação

 

 

Filleto all brie com massa é a pedida do Toscana Trattoria, no Pina

Uma das pedidas do Toscana Trattoria, no Pina,  é o Filetto all brie (foto), um tournedor de mignon grelhado no carvão coberto com queijo brie maçaricado, molho funghi servido com talhatele ao molho de cogumelos frescos, grana padano e trufas. A casa conta com 22 pratos com massa e um dos mais marcantes é o Filleto all tartufo, com pedaços de trufa.

Compartilhe
Publicado por
Mirella Martins

Comentários
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com