Em café da manhã, Armando Monteiro reúne coligação e pensa no segundo turno: "Confiante"

Igor Guaraná
Igor Guaraná
Publicado em 07/10/2018 às 16:10
Coligação "Pernambuco Vai Mudar", com o candidato ao governo do Estado Armando Monteiro (PTB), Fred Ferreira (Vice), Mendonça Filho (candidato ao Senado) e Bruno Araújo (candidato ao Senado).
Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagens
Coligação "Pernambuco Vai Mudar", com o candidato ao governo do Estado Armando Monteiro (PTB), Fred Ferreira (Vice), Mendonça Filho (candidato ao Senado) e Bruno Araújo (candidato ao Senado). Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagens

Na capital pernambucana, o clima chuvoso é o grande protagonista nas primeiras horas do dia. Apesar do contratempo, a chuva não foi suficiente para atrapalhar o café da manhã organizado pelo candidato ao governo do Estado  Armando Monteiro (PTB). As primeiras horas do evento foram marcadas pela presença, na sua grande maioria, da imprensa local e poucos aliados do partido. Uma farta mesa com frutas, queijos, pães, café e outros quitutes foi servida aos convidados.

A cidade, por enquanto, parece calma, sem buzinaços ou gritos. Chama atenção uma bola inflável, com o número e o nome do candidato, boiando tranquilamente na piscina do condomínio onde reside Armando Monteiro, localizado no prédio Dona Izabel, em Boa viagem. O mesmo ambiente é encontrado em seu domicílio. Na agenda, a presença do político estava marcada para às 9h da manhã, porém, seu comparecimento se deu 30 minutos depois, justificado pela visita ao túmulo do seu pai, Armando Monteiro Filho, que faleceu no início do ano, aos 92 anos.

Armando vota na Escola Municipal Menino Jesus, em Boa Viagem. Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagens

Sua chegada foi tranquila, apesar do batalhão de repórteres sedentos por um depoimento. "Fizemos uma campanha positiva e tenho muita confiança para o segundo turno", declarou Armando, que obteve 30% das intenções de voto na última pesquisa realizada pelo Ibope, no sábado (6). A frase remete ao crescimento do candidato à reeleição Paulo Câmera (PSB), que obteve 41% dos votos e pode levar o título ainda no primeiro turno. Junto com ele, chegaram à mulher, Mônica Guimarães, e seus quatro filhos.

O atraso não foi uma característica exclusiva do principal nome da coligação "Pernambuco Vai Mudar", encabeçada por Armando Monteiro. O candidato a vice-governador, Fred Ferreira (PSC), e os senadores Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) chegaram minutos depois do previsto. A tensão do primeiro turno não existe entre os políticos presentes, o clima é de entrosamento e confiança para um provável segundo turno.

Na fila, Armando aguarda para votação. Foto: Feliep Ribeiro/ JC Imagens

A famosa caminhada até o local de votação não aconteceu. Os correligionários, candidatos à deputados federais e estaduais, senadores e aliados de Armando seguiram de carro até a Escola Municipal Menino Jesus, localizada praticamente atrás de sua residência, na Av. Domingos Ferreira. Após um pequeno tumulto inicial, devido ao pequeno espaço do lugar, tudo se tranquilizou. Apesar de ter pleno direito de passar na frente dos demais eleitores na fila, Armando preferiu esperar cerca de 40 minutos para, enfim, votar. Na saída, ele reafirmou sua confiança. "Muito Tranquilo, muito confiante para o segundo turno. (...) Vamos debater os interesses fundamentais de Pernambuco, como segurança pública, saúde e geração de emprego."

Senadores Mendonça Filho e Bruno Araújo

Mendonça Filho (DEM), o terceiro lugar nas pesquisas para senador do estado, com 25% dos votos, segundo o Datafolha, foi o último candidato a comparecer ao local, após às 11h. Taciana Mendonça, mulher do político, acompanhou todo o evento, além de seus três filhos. Os repórteres se reuniram, e o candidato foi enfático quanto sua expectativa: "Confiança plena de que Armando irá para o segundo turno!", disse.

Coligação "Pernambuco Vai Mudar", com o candidato ao governo do Estado Armando Monteiro (PTB), Fred Ferreira (Vice), Mendonça Filho (candidato ao Senado) e Bruno Araújo (candidato ao Senado).
Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagens

Entre um sol tímido e muita chuva, o segundo candidato ao Senado Bruno Araújo (PSDB) chegou por volta das 10h30 da manhã, acompanhado por sua mulher, Carolina Araújo. Bruno aparece em quinto lugar na última pesquisa divulgada pelo Datafolha, com 10% das intenções de voto. Porém, seu semblante é de total tranquilidade e, sim, confia na virada. "Vamos para o segundo turno", disse o político.

 

Últimas notícias