Samba Recife 2018: O maior palco do Estado para receber o maior festival de samba

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 30/09/2018 às 14:39 | Atualizado em 31/01/2023 às 18:33
Thiaguinho no Samba Recife. Foto Luiz Fabiano/ Divulgação
Thiaguinho no Samba Recife. Foto Luiz Fabiano/ Divulgação

Foi com muito samba no pé que recifenses se reuniram para curtir mais uma edição do Samba Recife durante a noite desse sábado (19), na área externa do Centro de Convenções. Este ano, o evento, assinado por Augusto Acioli, contou com uma novidade: o maior palco já produzido em Pernambuco, numa escala de 1,5 mil metros. Ao todo, 10 artistas, entre bandas e cantores, se apresentaram.

Com tantas atrações, a festa só acabou na manhã do dia seguinte. Os pagodeiros de plantão puderam ver o dia amanhecer durante a apresentação do grupo Vou pro Sereno, que se apresentou pela primeira vez no festival. Já o cantor Belo, presença garantida no evento, ficou responsável pela abertura, às 18h15. A festa começou cedo, mas a multidão já estava reunida para embalar os hits dos anos 90 - com direito a fã no palco fazendo participação especial com o cantor.

A estrutura gigantesca contou com uma divisão de duas áreas, chamadas 'palco 1' e 'palco 2', de forma com que as apresentações fossem intercaladas e ninguém perdesse detalhes dos cantores preferidos. Posterior a Belo, uma queima de fogos anunciou a entrada do 'maestro do samba', Péricles. Seu mais novo sucesso, 'Logo de Manhã', foi entoado por um coro de fãs. Para os exaltamaniacos, o cantor relembrou algumas músicas da época em que compunha o grupo.

Na vez do grupo Sorriso Maroto se apresentar, uma surpresa: o cantor e ator Thiago Martins, que cobriu Bruno (o vocalista oficial da banda) durante período de atestado médico, apareceu e deu uma palhinha para os fãs. Depois foi a vez do grupo Imaginassamba assumir os palcos, ainda sob comando de Suel. Eles aproveitaram a oportunidade para anunciar o show de despedida de Suel: será realizado no dia 1 de dezembro deste ano, no Recife, com apresentações da banda, Ferrugem e Thiaguinho. Vale lembrar que o novo nome que irá assumir a voz principal do Imaginassamba ainda não foi revelado.

Pelo segundo ano consecutivo, Dilsinho fez a cabeça do público com direito a música de Sandy&Junior. Sucessos como 'Trovão', '12 horas' e 'Ioiô', música em parceria com a cantora Ivete Sangalo, não ficaram de fora. Após cerca de uma hora de show, foi a vez do 'pretinho do poder', Thiaguinho se apresentar. Ele revelou que participa do evento há 14 anos: "Mas quero mais 16 anos aqui só pra fechar em 30, pode ser? (sic)", brincou.

Enquanto uns já são "de casa", outros estreiam. Foi a primeira vez do cantor Ferrugem subir ao palco do Samba Recife - talvez por isso, foi uma das atrações mais esperadas pelo público. Ferrugem prometeu um show mais romântico e cumpriu. "Pra você acreditar", "Você e eu" e "O meu coração tem medo" foram algumas das canções apresentadas pelo nome destaque deste ano no quesito samba.

Depois de sete apresentações, havia quem ainda tivesse fôlego para aguentar mais shows. Fugindo um pouquinho do samba, o 'gigante' Léo Santana trouxe o axé da Bahia para o Recife e 'meteu dança' no palco.

Uma grande faixa atravessava o evento com o dizer 'Uma multidão de corações batendo samba'. Passado - e muito bem aproveitado - o axé, o grupo Turma do Pagode fez surgir uma autêntica roda de samba na festa. Já estava quase virando dia quando Vou pro Sereno encerrou, com chave de ouro, a lista de atrações. E fica a promessa para quem foi esse ano e gostou ou para quem conta os dias para uma nova oportunidade de participar do evento: o Samba Recife 2019 está garantido!

Últimas notícias