Dicas de cuidados essenciais com o couro cabeludo

Dicas de cuidados essenciais com o couro cabeludo

O couro cabeludo precisa de cuidados específicos que garantem a saúde dos fios

Publicado em Notas 19/08/2018 às 8:08

Muitas pessoas não sabem que, para manter o cabelo saudável, é importante investir tanto no bem-estar dos fios quanto nos cuidados com o couro cabeludo. Sob ele, o cabelo nasce e cresce a partir do bulbo capilar. Esta é a parte invisível e viva do cabelo que, assim como a pele, também é irrigado por uma infinidade de vasos sanguíneos que fornecem todos os nutrientes necessários para o crescimento dos fios, além de proteção, brilho e maleabilidade. Logo, a condição e estado do cabelo depende diretamente da saúde do couro cabeludo.

Segundo Chiara Mariottini, general manager da  marca Sisley Paris no Brasil, “se o couro cabeludo está bem tratado, os fios ficam sedosos e hidratados, e a gordura produzida naturalmente pelo organismo se distribui ao longo de toda a fibra capilar, deixando-os macios e brilhantes. Mas, quando a região não está saudável, a beleza do cabelo também sofre consequências, como oleosidade excessiva, queda dos fios e ressecamento, além de resultar em problemas mais sérios, como coceira e descamação”.

Por isso, aqui vão algumas dicas do especialista para cuidados essenciais com o couro cabeludo:

  • Não tome banho muito quente. A água em alta temperatura danifica o couro cabeludo, fazendo com que ele fique irritado e com descamações. Mas além desse, outros fatores podem implicar nestes sintomas, como estresse e ansiedade;
  • Penteie o cabelo com leveza. Pentear o cabelo com muita força pode parecer inofensivo, mas o hábito faz muito mal para o couro cabeludo. Além de deixá-los quebradiços, a prática puxa os fios de maneira agressiva, podendo formar pequenos machucados na cabeça.
  • Dedique tempo e pratique higiene diária. A rotina corrida do dia a dia faz com que dediquemos pouco tempo às atividades essenciais, como lavar o cabelo. É preciso lavar, com calma e suavidade, o topo da cabeça fazendo movimentos que seguem a direção dos fios. E, lembre-se: use pouco xampu.
  • Escolha bem os produtos. Os cosméticos usados nessa região são muito importantes para a saúde. “É necessário evitar itens com grande quantidade de corantes, sal e detergente, pois eles tendem a danificar o couro de forma gradativa”, indica a executiva. “Escolha e dê preferência a produtos formulados com ingredientes naturais, com concentração de vitaminas, minerais e óleos essenciais para o bem-estar do cabelo”.
Compartilhe
Publicado por
Anneliese Pires

Comentários
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com