Su Tonani: "Empresas não estão prontas para lidar com assédio"

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 15/08/2018 às 10:55
Su Tonani (Imagem: Reprodução)
Su Tonani (Imagem: Reprodução)

Su Tonani participou de uma palestra sobre mulheres no trabalho realizada nessa terça (14) na sede da OAB Rio. A figurinista, que apresentou um relato de assédio sexual que teria sido cometido pelo ator José Mayer, falou sobre a importância do apoio entre as mulheres e afirmou que as empresas não estão preparadas para lidar com a questão dentro do ambiente de trabalho.

LEIA TAMBÉM > Globo Esporte ignora Fernando Vannucci em especial de 40 anos e jornalista reclama nas redes

"Venho para representar não só uma história de assédio que ocorreu e se tornou pública, mas também para lembrar que eu fui extremamente abraçada por um grupo de várias mulheres, e foi isso que fez o meu relato ser ouvido. Não dá mais para lidar com o assédio como uma besteira. Eu quis lutar a favor de mim mesma, depois de ter ido a várias instâncias dentro de uma empresa. Porque infelizmente as empresas não estão preparadas para lidar com assédio. Não existe protocolo para lidar com assédio. E tudo isso vai dificultando o trabalho e a forma de lidar com a empresa", disse Su Tonani.

Su Tonani explica o porquê de não ter prosseguido com a acusação

Ainda na palestra, a figurinista revelou os motivos que a levaram a não prosseguir com a denúncia. Segundo ela, o delegado a inibiu e chegou a ir no seu endereço para obrigá-la a prestar depoimento.

"Se em algum momento pensei em entrar com um processo e ir para vias jurídicas fui extremamente inibida por um delegado logo após a minha denúncia. Ele me intimou cinco vezes no meu endereço residencial com dois policiais querendo me forçar a depor na delegacia dele. Tive que ir até a defensoria pública que emitiu um ofício dizendo que caso eu fosse entrar com uma ação eu iria até uma delegacia da mulher. Esse cara jogou esse oficio na mídia que foi distorcendo, distorcendo e mudando o foco da história", contou Su Tonani.

A acusação

O relato de assédio feito por Su Tonani foi publicado originalmente no blog Agora é Que São Elas, da Folha de São Paulo. Escrito em primeira pessoa, o texto afirma que "em fevereiro de 2017, dentro do camarim da empresa, na presença de outras duas mulheres, esse ator, branco, rico, de 67 anos, que fez fama como garanhão, colocou a mão esquerda na minha genitália. Sim, ele colocou a mão na minha buceta e ainda disse que esse era seu desejo antigo". O texto chegou a sair do ar, mas foi colocado novamente quando o ator deu sua versão. Ele negou as acusações.

Após o caso, várias atrizes como Alice Wegman, Sophie Charlotte, Drica Moraes manifestaram apoio à figurinista e o ator foi afastado dos seus trabalhos na emissora. Após o ocorrido, ele chegou a pedir desculpas pelos seus erros, mas não especificou quais.

Últimas notícias