Novela "As Aventuras de Poliana" é acusada de culpar negros pelo do racismo

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 10/08/2018 às 9:46
Cena de "As Aventuras de Poliana" dá a entender que racismo é culpa dos negros (Imagem: Reprodução)
Cena de "As Aventuras de Poliana" dá a entender que racismo é culpa dos negros (Imagem: Reprodução)

No dia 8 de agosto de 2018, o SBT exibiu um episódio de As Aventuras de Poliana no qual a roteirista Iris Abravanel achou por bem inserir um diálogo entre Késsya e Helô no qual a pequena alega que foi vítima de racismo. A coordenadora, em resposta, afirma que essa violação de direitos humanos é coisa da "nossa cabeça". O episódio foi duramente criticado nas redes sociais pelos internautas. Eles afirmaram que a emissora propaga a ideia de que "o racismo é culpa dos negros" para um público infantil e, dessa forma, acrítico.


LEIA TAMBÉM > MTV já se prepara para gravar nova temporada de “De Férias com o Ex”, diz site


Na cena de As Aventuras de Poliana, a pequena Késsya (interpretada por Duda Pimenta) reclama com sua coordenadora, Helô (interpretada por Elina de Souza), sobre uma acusação injusta. Na trama, ela havia sido acusada de roubar um nariz de uma estátua da escola. Segundo a criança, isso só ocorreu porque ela é negra.

"Eu não consigo para de pensar que se eu fosse uma menina branca, todo mundo iria acreditar que não tinha sido eu", desabafa Késsya. A educadora, então, responde: "Aqui as coisas não funcionam assim. Késsya, sabe qual é um dos maiores culpados pelo preconceito?".

Logicamente, a criança afirma que são "os racistas". Então, um toque de piano calmo sobe e a professora fala com tom de "momento lição de moral": "Não. A nossa cabeça. E para que os outros parem de ver a nós negros como diferentes, nós precisamos parar de nos ver como diferentes. Você ainda vai ter tempo para pensar sobre isso. Mas não se esqueça que para tudo mudar, a mudança precisa começar primeiro dentro da gente. Se você quer que os outros te vejam como igual, se veja como igual".

Confira a cena:

https://twitter.com/twitter/statuses/1027561928103796736

Repercussão nas redes sobre a cena de "As Aventuras de Poliana"

https://twitter.com/Iexandre/status/1027562887483678720

https://twitter.com/bchartsforum/status/1027579296917934085

https://twitter.com/akzserra/status/1027345327928627200

 

 

Últimas notícias