Peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" foi reinserida na programação do FIG desta sexta

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 27/07/2018 às 12:27
Renata Carvalho interpreta Jesus no espetáculo - Foto: reprodução do Instagram
TEATRO Renata Carvalho no monólogo "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" - FOTO: Renata Carvalho interpreta Jesus no espetáculo - Foto: reprodução do Instagram

Atualizado às 14h30

A peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, com a atriz trans Renata Carvalho no papel de Jesus Cristo, foi reinserida na programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) desta sexta-feira (27) no endereço de número 1 à rua Celso Galvão, bairro de Heliópolis. A sessão está marcada para as 21h e vai comportar 200 pessoas - as senhas serão distribuídas a partir das 20h. A sessão independente, conseguida via vaquinha virtual, será no mesmo local e apresentada antes, às 17h.

Entenda

O monólogo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu foi selecionado pela curadoria do FIG 2018, divulgado na programação oficial, mas acabou sendo retirado, após protesto do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, por motivos cristãos, portanto, não laicos, contrário ao fato de uma mulher transexual interpretar Jesus. A posição do prefeito arrastou outras vozes conservadoras da cidade.

Em contrapartida, a retirada da peça gerou um movimento de resistência nas redes sociais, que conseguiu levantar dinheiro suficiente para a ida a Garanhuns da atriz Renata Carvalho e de sua produção, com sessão independente bancada pelo público.

No primeiro fim de semana do FIG, protestos de artistas como Daniela Mercury, Armando Babaioff e Rita Benneditto reacenderam a discussão sobre a retirada da peça da programação, denunciada como censura à liberdade de expressão e desrespeito ao Estado laico.

Nesta semana, o Ministério Público pediu a reinserção de O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu na programação. E nesta quinta (26), o desembargador do TJPE Sílvio Neves Baptista rejeitou pedido do Estado para manter o cancelamento e pediu a pronta reinserção.

A peça

O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu foi apresentado no Recife, em junho, durante o festival Trema!, e propõe aos espectadores refletirem acerca da seguinte indagação: "e se Jesus voltasse nos dias de hoje como uma travesti?". A questão, aparentemente polêmica, resgata os ideais cristãos, aqueles mesmos ensinados por Jesus Cristo, quando, segundo a Bíblia, acolheu pecadores, humilhados e marginalizados da sociedade de então - sendo ele mesmo um dos excluídos da época.

Últimas notícias