Daniela Mercury se manifesta sobre peça cancelada do FIG: "eu senti vergonha pelos políticos que fazem isso "

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 22/07/2018 às 11:23
Foto: Instagram/reprodução
Foto: Instagram/reprodução

Após ter sua apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns cancelada  pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Fundarpe, a peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" vai ser estrelada na cidade de forma independente. O espetáculo foi retirado da grade de programação a pedido do prefeito da cidade Izaías Regis.  A encenação faz uma releitura de Jesus como se ele vivesse nos dias atuais, como uma travesti, partindo da ideia de que Cristo vivia entre os marginalizados.

A atitude do governo gerou revolta em vários setores da sociedade que consideraram a medida uma censura à liberdade e expressão e transfóbica. E quem engrossou o time dos que repudiaram a atitude foi a cantora Daniela Mercury, que se apresentou na noite do sábado, 21, no Palco Mestre Dominguinhos.  Durante a apresentação, a baiana contou que conversou com a atriz transsexual Renata Carvalho, que protagoniza a peça. "Falei com a Renata por telefone, ela tá muito magoada. Como é que uma pessoa tem a capacidade de oprimir uma pessoa, uma travesti, já tão massacrados? Ela falou com a voz embargada. Eu senti vergonha pelos políticos que fazem isso com as pessoas nesse lugar. Porque antes de qualquer coisa é desumanidade, maldade, ruindade. Desculpem meu amor pelas pessoas", falou em tom de revolta.

"Ela é Jesus Cristo, sim. Jesus Cristo, eu estou aqui. Eu sou gay, eu sou lésbica, e daí?, falou antes de pedir para sua banda tocar "Tempo Perdido", de Legião Urbana. "Eu tô precisando muito de um rock, eu tô precisando muito da alma de Raul Seixas comigo aqui. Eu tô precisando de gente que não é careta. Renato Russo, meu amigo, era gay, era bicha, muito veado, sim", disse emocionada sem conseguir dar sequência à música.

Por meio de uma vaquinha virtual, a produção da peça conseguiu levantar os recursos necessários para que o espetáculo seja encenado em Garanhuns no dia 27 de julho. os ingressos se esgotaram em 48 horas.

 

Últimas notícias