Nesta quinta-feira (5), o Sistema Jornal do Commercio promoveu um happy hour bem badalado para comemorar o Dia do Mídia. O encontro aconteceu no Loft Concept, em Casa Forte, e reuniu representantes das maiores agências de publicidade do Estado. O agito, regado a cerveja Ekäut - que apoiou a confra -, foi comandado pela banda Faringes da Paixão, em uma apresentação que passeou pelo repertório clássico da banda, com pérolas do brega e do pop nacional.
Para Raphael Quirino, da Avesso Comunicação, o encontro foi uma oportunidade do mercado celebrar um profissional que é peça-chave na publicidade. “A gente reconhece o mídia como o profissional X dentro da agência, ele é o braço de confiança na relação com o cliente e é quem lida diretamente com o dinheiro da empresa. O Mídia é também quem acompanha onde, quando e como a ação aconteceu depois de tudo que foi planejado pela agência”, destacou.
Edvaldo Cavalcanti, gerente de publicidade do Jornal do Commercio, explicou que a iniciativa de comemorar o Dia do Mídia é uma oportunidade para o SJCC homenagear e reconhecer a importância desse profissional. “Através do que planeja o Mídia é que nós conseguimos executar as ações que planejamos durante o ano”, frisou.
Quem também passou por lá foi Vivianne Guimarães, gerente de Marketing da cervejaria artesanal Ekäut, que apresentou aos convidados algumas das bebidas da marca. “Para a gente, é muito legal participar de eventos como esse até porque quem participa são pessoas que representam o nosso público-alvo. Nós somos uma marca nova e ações como essa servem para gerarmos experimentação, o que ajuda a desenvolver a cultura da cerveja artesanal na região”, finalizou.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.