Danilo Ferreira, que vive Acácio em "Segundo Sol", critica matéria por hipersexualização: "Eu não sou seu negro!"

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 02/07/2018 às 17:15
Danilo Ferreira - Foto: reprodução do Instagram
Danilo Ferreira - Foto: reprodução do Instagram

Matéria publicada pelo site Notícias da TV com o título "Segundo Sol: Rochelle usa 'sexo com negão' para se vingar de irmã drogada" foi criticada pelo ator Danilo Ferreira, que na trama vive Acácio, personagem a quem a matéria refere-se. "Ei! Notícias da TV, Eu não sou seu negro! Precisamos falar sobre objetificação de corpos negros", escreveu o ator em legenda no Instagram, com print da matéria. Ferreira continua: "É muito difícil ver essa parcela da impressa do nosso país que ainda se permite escrever e publicar esse tipo de manchete, que reproduz e reforça estigmas preconceituosos, reduzindo e hipersexualizando os nossos corpos com uma escrita viciada em troca de cliques".

Danilo Ferreira enfatiza, em seu texto, que a crítica em sua rede social é por ele e pelas tentas mensagens de fãs e seguidores ([recebo] palavras que falam de orgulho e representatividade, e que me fazem ter compromisso e responsabilidade quando boto a minha cara na tela") e chama à responsabilidade: "O que para mim, enquanto jovem ator, é responsabilidade e consciência, para quem se propõem a ser jornalista deveria ser obrigação".

Hipersexualização

Quando fala em hipersexualização, Danilo Ferreira toca num assunto caro e que ainda engatinha nos debates públicos: o corpo negro é - também como resultado da cultura racista - reduzido ao sexo, ao fetiche do pênis grande, da fantasia de que são "bons de cama" e à experimentação do sexo casual.

Leia a postagem de Danilo Ferreira na íntegra:

Últimas notícias