‘PL do Veneno’: como vota a bancada de PE?

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 29/06/2018 às 7:31
veneno FOTO:

Uma turba, sobretudo, nas redes sociais, faz campanha contra o Projeto de Lei 6299/02 – conhecido como “PL do Veneno” por flexibilizar o uso de agrotóxicos no País. Famosos como Bela Gil, chef de cozinha natural; Paola Carosella, do MasterChef Brasil, o ator e produtor de orgânicos Marcos Palmeira e a über model Gisele Bündchen se pronunciaram sobre malefícios à saúde e ao meio-ambiente que virão a reboque. Aprovado em comissão especial da Câmara, o PL vai para votação em plenário, em data ainda a ser divulgada. A coluna perguntou a alguns dos deputados eleitos pelos pernambucanos qual a posição deles em relação à matéria.

Felipe Carreras (PSB), Sílvio Costa (Avante), Tadeu Alencar (PSB) e Wolney Queiroz (PDT) se colocam veementemente contrários ao projeto. Tadeu considera “a aprovação um retrocesso, por colocar em risco a saúde das pessoas e o meio-ambiente”. Sílvio faz campanha: “Vou votar contra e trabalhar pesado para tentar derrotar”. Já Wolney compartilhou com o Social1 card por WhatsApp, em que se lê: “Ruralistas aprovam mais pesticidas na sua comida”. Carreras acredita que "a utilização de produtos deste tipo, de forma indiscriminada e sem regulamentação ou aprovação de órgãos como Anvisa, Ibama e ministérios da Saúde e da Agricultura, pode gerar um descontrole tanto na produção como na utilização dos agrotóxicos em todo o Brasil". Para o deputado, não se pode pensar em reduzir custos para o setor produtivo nacional às custas da saúde e do meio-ambiente.

Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) ainda não fecharam questão e estão analisando o tema. Jarbas Vasconcelos (MDB) disse que as informações que têm sobre o assunto são as que estão saindo na imprensa. Mas prometeu que, assim que tiver acesso ao projeto aprovado na comissão, vai se debruçar sobre ele. “Agrotóxico é algo que mexe não só com a questão da agricultura, mas com a saúde das pessoas. É um assunto muito sério e que precisa passar por uma discussão profunda e ampla".

Últimas notícias