Multishow explica veto a piada em "Chapolin"

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 05/06/2018 às 8:03 | Atualizado em 03/03/2022 às 17:01
Chapolin Colorado 2 (Imagem: Reprodução)
Chapolin Colorado 2 (Imagem: Reprodução)

O Multishow alterou a fala do personagem Chapolin, na série homônima exibida pelo canal. Os fãs mais atentos, ao perceberem a mudança, relataram que houve alteração na dublagem. Em resposta, a empresa anunciou que mudou o trecho em que o herói brincava sobre uma possível homossexualidade do Batman, sugerindo, em tom pejorativo, que ele estaria em lua de mel com o Robin.

LEIA TAMBÉM: Will Smith encontra Ronaldinho Gaúcho e revela: “foi um honra encontrar essa lenda”

O episódio e o contexto: Uma personagem da série sugeriu que seria melhor chamar o Batman ao invés do Chapolin Colorado. Irritado, o herói criado por Bolaños responde: "Em primeiro lugar, o Batman não está, porque está em lua de mel com o Robin".

O Multishow considerou homofóbica a piada feita pelo Chapolin e logo tratou de alterar sua fala. Na nova versão, o herói responde: "Em primeiro lugar, o Batman não pôde vir porque furou o pneu do batmóvel".

Ao E+, o canal explicou a alteração

Estamos cientes das críticas e ainda vamos acertar e errar, mas sempre na tentativa de fazer o melhor. É vivo, uma troca, não é uma decisão única. Estamos aqui para discutir juntos, ajustar também com os fãs. Em algumas piadas, realmente existe um cunho homofóbico, mais machista. Nos anos 70 isso era mais comum, mas hoje, felizmente, estamos em outro momento. Vamos entendendo o limite dentro do humor. A linha é muito tênue e, por isso, uma decisão sempre difícil. Somos uma marca democrática, com a responsabilidade de debater todas essas questões. Temos um poder social muito grande nas mãos. Vamos, sim, ficar de olho nisso, mas entendemos a liberdade artística e o contexto da época do produto e, por isso, vamos buscar ser fiéis à obra idealizada pelo Bolaños.”

Tatiana Costa, diretora de programação e conteúdo artístico do Multishow

Resultado de imagem para chapolin colorado gif


Curiosidade: Você sabia que o nome do Chapolin (Chapulín, em espanhol) vem de um gafanhoto bastante apreciado no paladar mexicano? O inseto é servido frito ou refogado em diversos pratos locais. Bolaños quis representar um herói pequeno, medroso e inofensivo, como o inseto. Mas, apesar disso, o personagem acaba superando seus medos em alguns momentos.


O porquê da piada homofóbica: Bolaños era assumidamente patriota. O patriotismo do seu criador foi incorporado pelo Chapolín, que muitas vezes afirmou que não precisava dos "heróis importados", referindo-se aos heróis estadunidenses, como o Super-Homen ou o Batman.

Por isso que, quando questionado por uma vítima que pediu socorro se não seria melhor chamar o homem morcego, Chapolín ficou irritado e, erroneamente, quis ofender o rival falando sobre sua sexualidade.

Últimas notícias