Miss Brasil: Monalysa Alcântara se despede de título com discurso histórico para o concurso

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 28/05/2018 às 15:00
Monalysa Alcântara durante o discurso no Miss Brasil - Imagem: reprodução
Monalysa Alcântara durante o discurso no Miss Brasil - Imagem: reprodução

A Miss Brasil 2017, Monalysa Alcântara, será lembrada pela coroa que conquistou, também por ter levado o País às dez finalistas do Miss Universo, e ainda pelo discurso de despedida que fez, sábado (26), na noite em que era escolhida a Miss Brasil 2018, Mayra Dias, do Amazonas. Nunca antes na história do concurso uma miss direcionou ao público palavras da mesma fonte de onde Monalysa tirou as dela. O tal discurso sintonizou o concurso - às vezes obsoleto, por ficar apenas no fim estético - à sociedade. "Não somos objetos nem propriedade de ninguém. Nosso corpo, nossa alma, nossas regras!", disse ela, ao fim, no momento mais forte.

Primeira piauiense a ganhar o Miss Brasil, e terceira mulher negra a receber a coroa (a 1ª foi Dayse Nunes, do RS, em 1986, e a 2ª, Raíssa Santana, do PR, em 2016), a estudante de 19 anos não ficou apenas no conforto estético que o trono de miss e um imponente vestido podem dar, mas aproveitou-se da visibilidade e colocou-se e sublinhou-se: "Quero falar em nome de todas as misses e de todas as mulheres do Brasil, principalmente as mulheres negras como eu".

Leia o discurso na íntegra:

Agora eu quero falar em nome de todas as misses e de todas as mulheres do Brasil, principalmente as mulheres negras como eu.

Essa coroa me transformou na primeira piauiense a conquistar o Miss Brasil. Ela me conectou com uma vida nova e ampliou os meus horizontes. Também me ajudou a superar muitas barreiras. Barreiras que nós, mulheres, enfrentamos todos os dias.

O que é ser mulher? Nós precisamos transformar o conceito, ou melhor, o preconceito que cai sobre nós. Ser mulher é ser guerreira, para lutar contra o machismo, contra o assédio, e contra a violência que nós sofremos diariamente. Ser mulher é querer igualdade de salário e tratamento perante os homens. A única coisa que diferencia uma mulher de um homem, no trabalho, são as oportunidades.

Ser mulher é ser deusa, para espalhar o amor e o nosso poder. Ser mulher é ser mãe, é ser independente, ser política, ser médica, professora, filósofa, miss... Não somos objetos nem propriedade de ninguém. Nosso corpo, nossa alma, nossas regras!

Ser mulher é ser você mesma, e é por isso que eu digo que toda mulher é uma rainha.

Muitíssimo obrigada! Obrigada, Piauí! Obrigada, Brasil! Foi uma honra representar todas vocês!

Monalysa Alcântara

Últimas notícias