MÊS DAS NOIVAS: Tudo o que você precisa saber para se preparar para o grande dia

Anneliese Pires
Anneliese Pires
Publicado em 21/05/2018 às 11:13
wedding rings
wedding rings

Casar com a pele e o corpo saudáveis e bem cuidados é possível mesmo em meio a todo estresse da organização do casamento. Especialistas contam como é possível fazer um tratamento dos pés à cabeça, começando seis meses antes da festa. Para subir ao altar e encarar câmeras ou a última prova do vestido sem medo, basta seguir as dicas.

PELE

A dermatologista Fábia Valente explica que desde o comecinho é preciso fazer uma avaliação geral da pele para que sejam planejados tratamentos e procedimentos que necessitem de um tempo de recuperação. “Meu limite é trabalhar até um mês antes fazendo manutenções a fim de evitar risco de alergias”, explica. O primeiro contato do médico especializado com a noiva deve ser visando a saúde, avaliando lesões e sinais da pele e também os cabelos para ver se eles estão numa fase de queda.

As mais jovens, explica Fábia Valente, demandam pequenas intervenções. “Tratamos cicatrizes de acne com seis meses de antecedência e a partir daí, passamos a cuidar de machas e olheiras com lasers e peelings que têm recuperação de 48 horas, quinzenalmente. Isso tudo vai melhorar a textura e cor da pele, minimizar manchas e prevenir também o aparecimento de espinhas e pelos no rosto”, revela. Também pode ser aplicado o peeling com ácidos três meses antes para aquelas que têm pele muito oleosa e com acne.

As mulheres que subirão ao altar também podem lançar mão de preenchedores e toxina botulínica para melhora dos contornos faciais e amenizar linhas até dois meses antes do grande dia. “O que indico é a aplicação com 60 dias de antecedência para a mulher ir se acostumando e, 15 dias depois, fazer uma revisão”, diz. Procedimento com o voluderm, um microagulhamento com radiofreqüência, também é adequado para suavização de rugas. Também melhora os volumes do rosto, afina e pode ser feito no rosto e colo. Hidratantes injetáveis para os pacientes de pele seca dão um aspecto mais iluminado. Um mês antes.

Na semana do casamento, nada de procedimentos invasivos. Pode-se usar o spectra com peeling de carbono. “É muito importante que nos dias que antecedem o casamento a noiva não use nada diferente na pele para que não desenvolva possíveis alergias. Aconselho banhos relaxantes de imersão”, pontua. No dia, é aconselhável um ritual de hidratação com ativos que já usa e nada mais.

CORPO

Para o corpo encaixar bem no vestido, a fisioterapeuta dermatofuncional Clarissa Leal aconselha sessões de drenagem linfática a fim de diminuir edemas e retenção hídrica. “A principal queixa das noivas normalmente é com relação ao emagrecimento e celulite, flacidez nos braços e gordura localizada nos flancos e dobra do sutiã”, conta. Além da massagem, a especialista sugere procedimentos feitos em clínicas especializadas de fisioterapia ou dermatologia como a criolipólise, que usa baixas temperaturas para congelar as células de gordura e, assim destruí-las; radiofreqüência para melhorar a flacidez e também a carboxiterapia, que consiste na aplicação de injeções de gás carbônico sob a pele para eliminar marcas de celulite. Clarissa indica, ainda, uso de fitoterápicos e nutricêuticos.

CABELO

O primeiro passo para o cuidado certo com aos cabelos para o grande dia é a definição do penteado junto ao profissional de beleza. “Gosto sempre de dar uma iluminada nos cabelos com mechas de dois a três tons mais claros para valorizar o penteado”, afirma o cabeleireiro Leo Silva. Nesse caso, o profissional indica que o procedimento seja feito com dois meses de antecedência. Importante também ir tratando o cabelo durante todo o ano com hidratações para que na lua-de- mel ele esteja também bonito e saudável. Quanto ao corte, Leo não vê muitas restrições. “Hoje em dia o profissional de beleza pode lançar mão de uma infinidade de acessórios como enchimentos e apliques que ajudam a dar volume a cabelos mais curtos ou mais ralinhos. É bom que o cabelo esteja bem cortado para que a noiva possa desfrutar da sua lua de mel”, conta.

SORRISO

Pouca gente sabe, mas hoje em dia há também como fazer um planejamento para o cuidado com o sorriso. A odontóloga estética Andréa Brito salienta que o dia importante pode passar longe de sorrisos amarelos, mau hálito, manchas, excesso de exposição de gengivas e vários outros detalhes que podem interferir na segurança ao sorrir ou se expressar na comemoração. A especialista recomenda que os tratamentos comecem a ser feitos com seis meses de antecedência.

O processo vai desde uma higiene e limpeza programada com produtos que trazem bem estar e saúde, um clareamento dental adequado sem sensibilidade, até lentes de porcelana, resinas e preenchimento labial ou toxina botulínica que ajudam a diminuir as linhas de expressão e até dores ou corrigir assimetrias faciais, como um sorriso torto, por exemplo. Para aquelas que se incomodam com o chamado “sorriso gengival”, quando a excesso de exposição das gengivas”, Andrea recomenda uma plástica com dois meses de antecedência.

Últimas notícias