O especialista em inteligência de mercado e marketing Valter Rito, a psicóloga e coach profissional Jéssica Holanda e o gestor de negócios e consultor organizacional Sandro Caetano tiraram a manhã deste sábado (19) para injetar motivação pessoal e profissional em dezenas de pessoas no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Profissionais e estudantes prestigiaram as palestras dos três convidados em evento para despertar a energia motivacional e promover melhor desempenho tanto na carreira como na vida pessoal.
Confira galeria de fotos do evento:
O primeiro a se apresentar foi Valter Rito. Ele conversou sobre como superar as dificuldades impostas pela instabilidade política e econômica do país. “Há vagas para todos, mas nós mesmos é que temos que criar as oportunidades”, afirmou ele, durante a palestra. “Se o negócio está difícil, eu vou atrás. Para isso, preciso montar minha estratégia. Todo mundo tem um foco, mas nem todo mundo se coloca metas”, pontuou.
Em seguida, foi a vez da psicóloga e coach profissional Jéssica Holanda. Ela falou sobre as competências do profissional do futuro e deu exemplos de casos reais de pessoas que souberam se reinventar. “O mundo está evoluindo e isso impacta como a gente pensa, como a gente se relaciona, como a gente trabalha. Precisamos olhar as tendências, o que vem pela frente e como vamos nos posicionar diante delas. Antes de você estar à frente da concorrência, olhe para você. Você está sendo seu concorrente ou seu aliado?”, reflete.
Quem finalizou a manhã motivacional foi o gestor de negócios e consultor organizacional Sandro Caetano. A palestra girou em torno da ideia de que o cérebro é maior que o universo - com a ajuda de dados sobre a quantidade de sinapses e ligações sensoriais que o corpo humano realiza, ele quis demonstrar o poder que a mente. “Todo problema pode ser superado com o poder do pensamento. Para isso, precisamos passar pelo processo de estudar, aprender, pensar nos problemas e resolvê-los. Os nossos sonhos podem ser altos, mas nossas metas precisam ser realizáveis, com data específica para serem alcançadas”, concluiu.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.