Tidal é acusado de manipular números para beneficiar Beyoncé e Kanye West

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 10/05/2018 às 9:21
Tidal acusado de beneficiar Beyoncé e Kanye West FOTO:

De acordo com o jornal norueguês Dagens Næringsliv (Negócio de hoje), o Tidal, aplicativo de músicas em streaming de Jay-Z, alterou dados para que Beyoncé e Kanye West pagamentos mais altos por royalties. O veículo escandinavo aponta que foram mais de 300 milhões de streamings alterados. A desconfiança teria começado pelos números alcançados por trabalhos da esposa do rapper e do seu amigo.

LEIA TAMBÉM: 50 Cent anuncia que vai abandonar Instagram

A manipulação teria ocorrido nos álbuns Lemonade, de Beyoncé, e The Life of Pablo, de Kanye West. O jornal alega que conseguiu chegar à conclusão de que os números foram alterados através do acesso a um HD com "bilhões de linhas de dados internos do TIDAL: com horários, títulos de músicas, IDs de usuários e códigos de país", que coincidiam com os dados enviados para as gravadoras nas datas que constavam no armazenamento.

A certeza de que os dados estavam sendo manipulados veio depois de constatarem que um único usuário teria escutado Lemonade 180 vezes em apenas um dia. Além disso, quando Kanye lançou o The Life of Pablo, o álbum foi exclusivo do Tidal por cerca de 6 semanas. O aplicativo de streaming, que contava com cerca de 3 milhões de usuários na época, anunciou que o novo trabalho do cantor já havia sido escutado 250 milhões de vezes.

Para que o trabalho do artista atingisse esse número, todos os usuários do Tidal precisariam escutar o álbum completo 8 vezes por dia.

Tidal nega tudo

"Esta é uma campanha de difamação de uma publicação que uma vez se referiu ao nosso funcionário como um 'oficial de inteligência israelense' e nosso proprietário como um 'comerciante de crack'. Não esperamos nada menos deles do que essa história ridícula, mentiras e falsidades. A informação foi roubada e manipulada e vamos lutar contra essas reivindicações vigorosamente", comunicou o Tidal.

Últimas notícias