Atriz de Malhação vira referência contra a gordofobia

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 06/05/2018 às 9:07
Ursula no seu primeiro trabalho na TV. Foto Divulgação
Ursula no seu primeiro trabalho na TV. Foto Divulgação

Já viu Guilhermina Libanio, 20 anos, em Malhação? Ela é a única atriz gorda de sua geração em uma novela da Globo. E isso vem dando à artista uma espécie de força. No seu primeiro personagem na TV, ela virou referência para jovens que buscam identificação e não se sentem no padrão. Nesta quinzena, ela é uma das protagonista. Para compor o personagem, ela contou que usou experiências pessoais e desabafa: "Falta gordas como protagonistas. Sinto falta de mulheres fazendo papéis em que ser gorda não é uma questão. Eu espero que daqui pra frente possamos ver mulheres gordas, sensuais e bem-sucedidas, gordas fazendo a mocinha, a vilã. Vamos sair do estereótipo de gorda engraçada", clama.

A personagem Úrsula sofre com a dificuldade de aceitar seu corpo e com o bullying dos colegas, que implicam com seu peso e sua sua gula, o que, segundo Guilhermina, enfrentou problemas iguais, gerando problemas de autoestima. "Eu usei muito da minha vivência na Úrsula, acho que ir numa loja e não encontrar uma roupa do seu tamanho também é uma forma de repressão. Também pesquisei muito na internet. Fui atrás de blogueiras plus size, vi vídeos sobre gordofobia e amor próprio", conta.

Depois da novela, é a própria Guilhermina que se tornou referência das meninas que sofrem gordofobia, como é chamado o preconceito com pessoas acima do peso. "Muitas meninas vieram falar comigo sobre a personagem, a falta de representatividade que elas sentiam e a importância de se ver na TV através da Úrsula. Tenho recebido muito carinho nas redes sociais e na rua. Ver meninas descobrindo o amor próprio através dessa personagem é especial demais", diz.

 

Últimas notícias