Fabricante de guitarras Gibson abre pedido de falência

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 02/05/2018 às 14:42
Gibson abre pedido de falência - Crédito: Reprodução
Gibson abre pedido de falência - Crédito: Reprodução

Após 120 anos funcionando, a fabricante de guitarras Gibson abriu pedido de falência, nessa terça-feira (1). A empresa foi responsável por fornecer instrumentos musicais a nomes lendários como os Beatles, Chuck Berry e Slash. Entretanto, as dívidas bancárias chegam aos R$ 500 milhões. É que as vendas de guitarras caíram para 1 milhão no ano passado, em comparação com 1,5 milhão dez anos atrás, segundo relatórios.

Um dos desafios da empresa também foi se adaptar a novos modelos de negócios em tempos recentes, conforme o diretor de reestruturação, Brian Fox, pontuou. Em 2014, a Gibson comprou o negócio de eletrônicos da Philips na tentativa de expandir para a venda de alto falantes; fones de ouvido e outros acessórios. Mas a compra se transformou em uma alta dívida, em vez de aumentar a margem de lucratividade.

Porém, o diretor executivo e presidente Henry Juskiewick mencionou, em comunicado, uma decisão de voltar a focar o negócio de instrumentos musicais. "Acreditamos que isso assegurará a estabilidade e saúde financeira da empresa no longo prazo", disse. Ainda, em acordo de reestruturação, obrigacionistas concordaram em quitar as dívidas. Além disso, o acordo prevê US$ 135 milhões em financiamento para o negócio - visando os negócios de instrumentos e áudio e os vendedores principais da marca. Em tempo, acionistas serão varridos da empresa.

Últimas notícias