Moqueca repaginada: dica culinária de Gustavo Rozzino

Mirella Martins
Mirella Martins
Publicado em 29/04/2018 às 13:47
Moqueca Ton Ton Foto Divulgação
Moqueca Ton Ton Foto Divulgação

pro Flávia de Gusmão

Especial para o Social1

A dica culinária é do chef paulista Gustavo Rozzino, que comanda em São Paulo o restaurante Ton Ton. Sua casa figura na lista dos "Bib Gourmand" do Guia Michelin, que inclui aqueles estabelecimentos considerados "bons e baratos" pela  famosa publicação francesa.

Rozzino foi o convidado do Gourmet Show, evento que vem sendo realizado nos fins de semana pelo  Summerville Beach Resort,  em Muro Alto, com o objetivo de oferecer aos hóspedes experiências gastronômicas diferenciadas a cada fim de semana, com pratos assinados por chefs convidados.

 A moqueca apresentada por ele é um dos carros-chefes do Ton Ton, e pode ser replicada facilmente em sua casa, com duas vantagens: 1 -  preservar a textura dos ingredientes (lula, camarões e peixe, mas pode ter também lagosta e vieiras); 2 - Incluir no prato dos convidados apenas os frutos do mar que eles apreciam.

Numa panela funda, Rozzino dispôs o molho (o segredo é fazer um caldo bem apurado e saboroso, à base de dendê, leite de coco e especiarias) e, à parte, reservou os pescados já grelhados no ponto certo. Na hora de montar, diretamente no prato, vai, além dos frutos do mar regados pelo caldo, uma porção do aromático arroz jasmine, farofa de beiju com fitas de coco e a banana-da-terra, que ele flambou no instante de servir, diretamente na casca, deixando-a caramelizar no próprio açúcar da fruta. Podem chamar de arrumadinho de moqueca, por que não?

Gustavo em ação. Foto Flavia de Gusmão

Últimas notícias