Os Simpsons se envolve em polêmica sobre estereótipos com o personagem Apu Nahasapeemapetilon

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 11/04/2018 às 12:15
Apu Nahasapeemapetilon da série "Os Simpsons" (Imagem: Reprodução)
Apu Nahasapeemapetilon da série "Os Simpsons" (Imagem: Reprodução)

Com quase três décadas de história, Os Simpsons acumula no seu repertório várias polêmicas, que são fruto do teor satírico e político de alguns episódios. A última, envolvendo o personagem Apu Nahasapeemapetilon, está rendendo críticas à animação. Isso aconteceu porque a série respondeu um documentário que problematizava os estereótipos compartilhados pela produção através do personagem indiano.

LEIA TAMBÉM: Ator de Deadpool é preso após falsa ameaça de bomba

O documentário The Problem With Apu (O problema com Apu), lançado em 2017, aborda como se deu a entrada do personagem Apu na cultura pop e suas influências em um processo de quebra de barreiras sobre a representação de personagens sul-asiáticos. Mas ele também mostra, a partir de entrevistas com celebridades como Aziz Ansari, Kal Penn e Maulik Pancholy, que a forma pela qual o personagem é representado pode acabar fazendo mais mal do que bem.

Apu tenta se matar comendo uma das salsichas do seu mercadinho (Imagem: Reprodução) Apu tenta se matar comendo uma das salsichas do seu mercadinho (Imagem: Reprodução)

Algumas dessas celebridades apontam que já sofreram alguns tipos de preconceito, como imitações e provocações feitas por pessoas que só tinham Apu como referência de pessoas sul-asiáticas. Vale lembrar que o personagem é dono de um mercado chamado Kwik-E Mart, é conhecido por economizar muito na troca do estoque do negócio. As salsichas do lugar, por exemplo, são tão velhas que poderiam matar alguém, caso ingeridas. Além disso, ele e seus filhos protagonizam muitas cenas "cômicas".

Resultado de imagem para sausages the simpsons apu

Com as reflexões promovidas pelos documentários, a série acabou dando uma espécie de resposta dentro do episódio chamado No Good Read Goes Unpunished. Nele, Margie encontra um livro infantil que lia para Lisa. Ao folhear suas páginas, ela percebe que ela reproduz preconceitos. Ao tentar adaptá-lo para o politicamente correto, a obra perdeu todo o sentido.

Na sequência, Lisa fala para os telespectadores: "Algo que começou há décadas e foi aplaudido e inofensivo agora está politicamente incorreto. O que você pode fazer?". No final da fala, a cena mostra um retrato de Apu, com o slogan "Don't have a cow" ("não perca a cabeça").

A resposta da animação, por sua vez, não agradou os internautas. Eles afirmam que ela foi simplista demais para uma questão que requer mais atenção. Alguns chegaram a afirmar que o melhor teria sido permanecer em silêncio sobre o assunto.

Untitled

Últimas notícias