MAMAM será único museu nordestino a participar da SP-Arte

MAMAM será único museu nordestino a participar da SP-Arte
Publicado em Artes 10/04/2018 às 5:41

Desta quarta-feira (11) até o próximo dia 15 de abril, o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM) participa da 14ª edição da SP-Arte, Festival Internacional de Arte de São Paulo. O equipamento será o único representante da região Nordeste no evento, considerado um dos mais importantes do mercado global de arte, reunindo um total de 131 galerias e mais de 2.000 artistas no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.

A ideia do festival, que conta ainda com lançamento de livros e debates, é encurtar distâncias entre os mais diversos espaços expositivos e museus do planeta, colecionadores, profissionais e público para formar um fiel e potente panorama da arte contemporânea mundial, com o objetivo de aglutinar tendências e fortalecer a economia criativa.

O MAMAM, que participa pela segunda vez do SP-Arte, levará para o evento seu Clube de Fotografia, criado em 2010 pela diretora do museu, Beth da Matta, com curadoria de Ricardo Rezende, para servir de porta para o reconhecimento e o dinamismo artístico de figuras já consolidadas ou ainda pouco conhecidas que exploram a linguagem fotográfica. “Decidimos apostar nesse conceito de clube para estimular o colecionismo de arte e ampliar o público de consumo do museu, devido ao custo reduzidos das obras, e também para integrar o MAMAM nesse circuito nacional de clubes de arte”, explica Beth da Mata.

Fazem parte do acervo que a gestora levou na bagagem fotografias de Alberto Bitar, João Castilho, Jonathas de Andrade, Priscilla Buhr e Gordana Manic. No estande do MAMAM, será possível conversar com a gestora do museu. Beth da Matta, e a chefe de acervo, Mabel Medeiros, sobre arte e sobre resistência. Para quem não for à SP-Arte, mas quiser informações sobre o Clube, basta ligar ou mandar e-mail: 3355-6871 ou clubefotografiamamam@gmail.com.

Expositores – Entre as galerias internacionais que estarão no evento, destacam-se as habituées David Zwirner e Marian Goodman (Nova York), White Cube (Londres), neugerriemschneider (Berlim) e kurimanzutto (Cidade do México) e as novatas Blank (Cape Town), Fragment (Moscou) e Cayón (Madri).

Das nacionais, farão-se representar as tradicionais Dan, Bergamin & Gomide, Vermelho, A Gentil Carioca, Casa Triângulo, Fortes D’Aloia & Gabriel, Luisa Strina e Millan, além de 15 novatas, como Adelina, Verve, Base e Mapa, Cassia Bomeny e Gaby Indio da Costa.

Compartilhe
Publicado por
Anneliese Pires

Comentários
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com