Criadores de Stranger Things processados por plágio

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 04/04/2018 às 15:32
Irmãos Duffer nos bastidores de Stranger Things (Imagem: Reprodução)
Irmãos Duffer nos bastidores de Stranger Things (Imagem: Reprodução)

De acordo com informações do site TMZ, os irmãos Matt e Ross Duffer estão sendo processados por plágio na criação de Stranger Things. O responsável pelo processo seria Charlie Kessler, que alega ter apresentado para a dupla, em 2014, um curta-metragem lançado por ele em 2012, chamado Montauk. A trama fala sobre experimentos científicos governamentais. Ele alega que os dois ignoraram o fato de o insight ser dele e de já haver um projeto encaminhado e acabaram vendendo sua ideia para a plataforma de streaming.

LEIA TAMBÉM: Após 35 anos na Globo, Malu Mader é dispensada da emissora

O site Entertainment Weekely apontou semelhanças entre Stranger ThingsMontauk: o desaparecimento de um jovem, uma conspiração em uma base secreta governamental, experimentos secretos em crianças, um policial assombrado pelo seu passado e um portal que leva para "outra dimensão". Montauk chegou a ser premiado no Hamptons International Film Festival. Em 2015, o Deadline publicou uma matéria sobre o começo da produção de Stranger Things, que na época, também se chamava Montauk.

Irmãos Duffer negam tudo

Os irmãos Duffer se posicionaram para a imprensa estadunidense, através do seu representante, Alex Kohner, sobre as acusações de Charlie Kessler:

"A reivindicação de Kessler é totalmente sem mérito. Ele não teve conexão com a criação ou o desenvolvimento de Stranger Things. Os irmãos Duffer também não viram o seu curta e não discutiram nenhum projeto com ele. Isso é uma tentativa de roubar a criatividade e o trabalho duro de outras pessoas".

Livro?

Um detalhe que foi apontado pelo site Deadline é que ambos os trabalhos (Stranger Things e Montauk) foram criados um bom tempo depois do lançamento do livro The Montauk Project: Experiments in Time. A obra de Preston Nichols, lançada em 1992, falava sobre experimentos secretos governamentais em um lugar chamado Camp Hero, em Montauk, Long Island.

Últimas notícias