Justiça autoriza arrombamento do apartamento de João Gilberto

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 03/04/2018 às 20:08
João Gilberto - Foto: reprodução
João Gilberto - Foto: reprodução

A Justiça autorizou, nesta terça (3), o arrombamento do apartamento onde mora João Gilberto, no Leblon, Rio de Janeiro. A decisão responde a pedido feito pela filha do cantor e compositor, Bebel Gilberto, a fim de que o pai, hoje com 86 anos, seja submetido a exames aos quais ele se recusa a fazer - de acordo com Miúcha, ex-mulher de João Gilberto e mãe de Bebel, "ele foge do médico como o diabo da cruz", falou à reportagem do jornal O Globo. "Se a gente marcar, ele desmarca 30 vezes", completou a irmã de Chico Buarque. João Gilberto enfrenta problemas de saúde e está debilitado, apesar de continuar cantando e tocando violão, mas sem sair de casa.

O juiz da 5ª Vara de Órfãos e Sucessões, Renato Lima Charnaux Sertã, foi quem julgou o pedido de Bebel Gilberto e determinou que sejam tomadas “todas as cautelas necessárias para o cumprimento da medida, que visa sobretudo salvaguardar a saúde do cantor”.

Interditado judicialmente

Em novembro, via Justiça, Bebel Gilberto conseguiu a interdição do pai, devido a problemas financeiros que ele enfrenta. "João Gilberto já vem apresentando, há alguns anos, um quadro confusional, que não o permite compreender com clareza e exatidão os atos jurídicos que lhe são solicitados por terceiros, resultando numa situação atual de absoluta penúria financeira, apesar de ser titular de direitos autorais que deveriam lhe garantir mais que sua subsistência por toda a sua vida", dizia a nota divulgada à época pela advogada de Bebel, Simone Kamenetz. Ainda de acordo com a nota, "Bebel agiu para impedir que ele continue sendo induzido a assinar documentos, cujo conteúdo e respectivos compromissos lhe são danosos”.

O último trecho acima diz respeito a um contrato de shows fechados por Claudia Faissol, agora ex-mulher do artista. Sem condições de cumprir, João Gilberto responde na Justiça a processos. Além disso, contra ele, há um processo de despejo.

Últimas notícias