Propaganda da Heineken é retirada do ar após acusação de racismo

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 28/03/2018 às 11:18
Comercial "Sometimes Lighter is Better" da Heiniken é acusado de racismo (Imagem: Reprodução)
Comercial "Sometimes Lighter is Better" da Heiniken é acusado de racismo (Imagem: Reprodução)

Após denúncias de conteúdo racista em uma propaganda, a Heineken anunciou, nessa terça-feira (27), que vai tirar o vídeo do ar. O anúncio falava sobre uma cerveja de baixa caloria, e continha o slogan "Sometimes Lighter is Better", que pode ser traduzido como "algumas vezes mais leve é melhor" ou "algumas vezes mais claro é melhor", uma vez que lighter pode ser traduzido para "mais leve" ou "mais claro". Para piorar a situação, a cerveja passa por várias pessoas negras durante o comercial até chegar nas mãos de uma mulher branca.

LEIA TAMBÉM: Chico César cancela Netflix em protesto à série “O Mecanismo”

As denúncias de conteúdo racista implícito na propaganda da Heineken ficaram mais fortes quando o músico Chance the Rapper publicou uma mensagem no seu Twitter. Suas palavras viralizaram.

Acho que algumas empresas estão lançando propositalmente anúncios claramente racistas para receber mais visualizações. Então acho que não deveria ajudá-los publicando sobre isso. Mas preciso falar. O comercial 'sometimes, Lighter is Better' da Heineken é terrivelmente racista, meu Deus"

Chance the Rapper

Em um comunicado à BBC, um representante assumiu o erro em nome da marca: "Embora acreditemos que o anúncio faz referência à nossa cerveja Heineken Light, erramos o alvo, estamos levando a reação a sério e usaremos isto para influenciar campanhas futuras".

Confira o comercial da Heineken:

 

Últimas notícias