Elenco da Paixão de Cristo exige reabertura do Teatro do Parque: "Cultura é voz"

Victor Augusto
Victor Augusto
Publicado em 28/03/2018 às 13:10
Reabertura do Teatro do Parque é exigência do elenco da Paixão de Cristo (Imagem: Luiz Pessoa/JC Imagem)
Reabertura do Teatro do Parque é exigência do elenco da Paixão de Cristo (Imagem: Luiz Pessoa/JC Imagem)

Após Tonico Pereira disparar um sonoro "Bolsonaro não!" na noite de pré-estreia da Paixão de Cristo, o elenco da 51ª temporada do espetáculo parece ter deixado claro que essa edição pode ser marcada pelo engajamento. Em um vídeo, eles se reuniram em um vídeo onde exigem a reabertura do Teatro do Parque, que está fechado desde 2010 e sofre com o descaso do poder público. Recentemente, membros da sociedade civil se movimentaram em defesa do patrimônio cultural.

LEIA TAMBÉM: Propaganda da Heineken é retirada do ar após acusação de racismo

Teatro do Parque, um gigante silenciado

Fundado no dia 24 de Agosto de 2015, o Teatro do Parque comemorou seu centenário de portas fechadas e teve como público as baratas e cupins que consomem a estrutura do instrumento cultural, que já movimentou por décadas a Rua do Hospício. Além disso, ele foi responsável por tornar espetáculos culturais mais acessíveis na capital pernambucana. Referência na cidade e um dos poucos teatros-jardim do Brasil, ele se encontra desativado desde 2010, mesmo com as constantes reivindicações da sociedade civil e da classe artística recifense e nacional.

O Teatro do Parque fazia parte de um projeto encabeçado pelo governador Bento Luís de Aguiar, que planejava a um Parque de Diversões à moda portuguesa no Centro da capital pernambucana. Em setembro de 2017, ele recebeu uma visita técnica, resultado de uma audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores, em agosto. Nessa ocasião, a criação de uma comissão composta por líderes do poder público e de movimentos culturais da sociedade civil foi sugerida para acompanhar o processo de reforma, que se arrasta por anos.

Início da Virada Cultural no Teatro do Parque (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem) Início da Virada Cultural no Teatro do Parque (Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem)

Desde que foi fechado, o teatro sofre com reformas adiadas. A previsão mais recente, de acordo com edital aberto no ano passado (que tem gastos estimados em R$ 5 milhões, é de que ele seja reaberto ao público em julho de 2019. O espaço cultural chegou a ser ocupado pela classe artística, o que chamou a atenção da população que não tem no seu imaginário afetivo da cidade o sentimento de ver e sentir o teatro centenário aberto. Além disso, eles alertam para o impacto negativo que as portas fechadas causaram no comércio local e para a a vida cultural recifense.

"Esse teatro é responsável não apenas pela minha formação cultural, mas também pela de várias pessoas de várias épocas. Acredito que será difícil recuperá-lo e é muito triste tê-lo ainda fechado. Aqui, não apenas tive momentos importantes como ator, com assisti filmes e shows muito importantes para minha formação", lamentou o ator Germano Haiut, de 80 anos, durante um ato em defesa do Teatro do Parque, realizado no ano passado.

Últimas notícias