O que é 'mimimi'? Caco Ciocler dá aula a Marco Feliciano, mas serve para todos

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 26/03/2018 às 17:29
Caco Ciocler - Foto: Divulgação
Caco Ciocler - Foto: Divulgação

O ator Caco Ciocler publicou vídeo em rede social comentando uma fala do deputado Marco Feliciano ao programa Pânico na TV. O político chamou de 'mimimi' a postura de uma parlamentar negra - ou um parlamentar, não se sabe ao certo - que, na Câmara, reclamou a expressão "a situação está preta" usada na tribuna por outro deputado. "O verdadeiro 'mimimi' é de quem está mais preocupado em perder o seu direitinho de dizer o que quer dizer, independente se vai machucar ou não alguém, do que com o bem-estar do próximo", analisou Ciocler, diante da postura desleixada de Feliciano à expressão de origem racista.

'Mimimi', repetição silábica que não consta no dicionário, já foi uma expressão que indicava imitar alguém, mas nos últimos anos, com o debate sobre o politicamente correto, a visibilidade das "minorias" e suas bandeiras, a polarização política e os embates ideológicos em evidência, 'mimimi' tem sido usada quando não há argumento e se quer apenas atacar o que não concorda, às vezes por incapacidade de exercitar a empatia - quando a gente tenta entender o outro, independente da gente. Equivale, agora, a "chororô". Ora, quem chora tem seus motivos...

É fato que as redes estão cheias de 'mimimi' - ao invés de argumentos, ponderações ou compreensões - e Caco Ciocler é pedagógico ao diagnosticar que a expressão mais cabe a quem a usa.

Leia a transcriação do vídeo, que está anexado no fim do post:

O deputado Marco Feliciano disse no programa 'Pânico' que está cansado do que ele chamou de 'mimimi da esquerda', e deu como exemplo máximo desse absurdo o fato de, durante uma sessão plenária, alguém ter usado no seu discurso a expressão 'a situação está preta' e um nobre, uma nobre, colega ter levantado a mão e dito que não, que não queria mais ouvir aquela expressão; que estava cansado de ver a cor da sua pele associada a uma coisa ruim.

Deputado, pra gente ficar na seara da educação e da humanidade - afinal de contas, o Brasil foi construído sobre o cadáver de milhares de índios e de negros, o senhor sabe muito bem disso, mas pra gente ficar só na seara da educação e da humanidade -, se alguém diz pra mim que se ofendeu com alguma coisa que eu disse, a primeira coisa que eu vou fazer vai ser parar pra pensar, eu vou escutar a pessoa. Vou fazer um execício de tomada de consciência do tamanho da minha ignorância com relação à dor alheia. Eu vou me condoer, pedir desculpa e aprender com essa pessoa.

Ou seja, o verdadeiro 'mimimi' é de quem está mais preocupado em perder o seu direitinho de dizer o que quer dizer, independente se vai machucar ou não alguém, do que com o bem-estar do próximo.

Caco Ciocler

 

Assista ao vídeo:

Últimas notícias