Gal Costa e Maria Bethânia juntas novamente

ROMERO RAFAEL
ROMERO RAFAEL
Publicado em 20/03/2018 às 20:10
Maria Bethânia e Gal Costa - Foto: reprodução
Maria Bethânia e Gal Costa - Foto: reprodução

Havia 28 anos que Gal Costa e Maria Bethânia não se encontravam em estúdio. O hiato foi quebrado para a gravação da música Minha Mãe, do compositor César Lacerda, a partir de versos de poema de Jorge Mautner, inspirado nas genitoras das duas cantoras, Mariah Costa Penna, mãe de Gal, e Claudionor Viana Teles Veloso, a Dona Canô, mãe de Bethânia. A música estará no próximo álbum de Gal.

A última vez das duas cantoras em estúdio aconteceu em 1990, quando Maria Bethânia gravou Iansã com participação de Gal Costa. O crítico de música de O Globo Mauro Ferreira observa que nunca antes Gal convidou Bethânia para álbum seu; enquanto o contrário aconteceu mais de uma vez.

Entre rumores de que as duas não se falavam por mais de 20 anos, devido a motivos fora do âmbito público, em 2017, Bethânia gravou depoimento para o documentário O nome dela é Gal, da HBO, quando contou que ficou surpresa ao ser chamada, visto que não via nem conversava com Gal desde 2002, ano em que se reuniram mais Caetano Veloso e Gilberto Gil para a turnê de Os Doces Bárbaros. Bethânia falou, ainda, que o silêncio foi quebrado só em 2012, quando Gal lhe enviou mensagem devido à morte de Dona Canô. "Não conheço outra (voz) com aquele timbre, nem com aquela pureza sonora. Acho a voz dela uma coisa rara”, diz a irmã de Caetano no doc.

Últimas notícias